A criação de peixe-borboleta havaiano em aquário requer alguns cuidados adequados, esse peixe possui uma paleta de cores impressionantes de branco, preto e dourado, ele também possui faixa dourada nos olhos e na barbatana dorsal e uma adorável barbatana caudal dourada.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre a criação de peixe-borboleta havaiano em aquário.
Esses animais são habitantes do fundo do mar e são encontrados em profundidades que variam de 27 a 160 metros.
Devido às grandes profundidades em que vivem, estes peixes são bastante difíceis de apanhar, o que contribui para o seu elevado preço no mercado aquarista.
Licença para criação de peixe ornamental
A produção de peixes ornamentais exige do empresário o cumprimento de alguns requisitos legais, como licença ambiental e registro no Departamento de Aquicultura e Pesca.
Além disso, também é necessário o registro no Conselho do Comércio e obter o CNPJ da empresa, além do alvará emitido pela prefeitura.
Criação de peixe-borboleta havaiano em aquário
Tamanho do aquário
O aquário deve comportar no mínimo 280 litros para um indivíduo da espécie, mas como vivem em locais profundos e com pouca luz na natureza, devem estar adaptados a um ambiente muito semelhante ali.
Portanto, primeiro reduza a luz do aquário para que ele se acostume com o novo ambiente. Além disso, o aquário deve ter muitos esconderijos feitos de pedras vivas, pois esses animais adoram se esconder e pastar entre eles.
Parâmetros da água
– pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
– Dureza de Carbonatos: Entre 5° – 10° dKH;
– Temperatura: Manter entre 24°C – 28°C
Alimentação em aquário
Na natureza, os peixes-borboleta havaianos são encontrados em águas profundas nas encostas dos recifes, alimentando-se de plâncton e pequenos invertebrados.
A dieta desses animais deve incluir alimentos ricos em proteínas, como camarão mysis e artêmia, juntamente com rações específicas para peixes marinhos carnívoros.
Temperamento / Comportamento
Os peixes-borboleta havaianos têm uma personalidade muito ousada, pois adoram nadar por todos os cantos do aquário e se divertir com os outros peixes.
Na natureza, por exemplo, eles vivem em encostas íngremes em águas profundas e são sempre vistos sozinhos ou em grupos.
Reprodução / Acasalamento
Não há relatos sobre a reprodução do peixe-borboleta havaiano em cativeiro.