Criação de peixes

Criação de pacu em tanque: ambiente, cuidados, alimentação e reprodução

Por Alan Costa, em 10/04/2023 (atualizado em 06/07/2023)
criacao de pacu em tanque

A criação de pacu em tanque é um avanço crescente da piscicultura, o pacu é um dos peixes mais cultivados na piscicultura brasileira, assim também como a tilápia e o tambaqui.

criacao de pacu em tanque

Além disso, o pacu é um peixe que aceita muito bem a criação em cativeiro, pois se adapta facilmente aos tanques, como é onívoro, consome todo tipo de alimento, desde matéria vegetal até ração industrial, o que facilita o manejo alimentar.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas dicas sobre a criação de pacu em tanque.

Regularização ambiental na piscicultura

Praticar a produção de peixes é uma atividade rentável, porém possui regras ambientais rigorosas.

Por esta razão, antes de criar qualquer peixe é preciso licença ambiental, registro no Ibama e no Ministério da Pesa, além de autorização para o uso da água, essas regras são de suma importância pois a falta destes documentos pode implicar em multas de até R$ 1 milhão.

Criação de pacu em tanque

Compra dos alevinos

criacao de pacu

O primeiro passo para criação de pacu em tanque é a compra dos alevinos que deve ser feita diretamente de larvicultores, que apresentam controle de qualidade quanto à genética dos peixes.

Além disso, para a aquisição de espécimes o ideal é alevinos  com até sete cm de comprimento, pois são mais fortes e vigorosos, assim, o piscicultor não precisará se preocupar com possíveis doenças e os alevinos  alcançarão peso de abate em menor tempo.

Ambiente para criação de pacu em tanque 

O pacu é um peixe que pode suportar temperatura de até 16 graus, porém ele tem preferência  por locais com temperatura da água a 28 graus para estimular o crescimento.

Além do clima, é importante também um ambiente limpo, por isso  existência de gramado em volta dos tanques pode proteger o terreno contra erosão.

Cuidados adequados 

Por ser um peixe muito sensível, o pacu se estressa com facilidade, condição que pode levá-lo a contrair doenças e, eventualmente, até morrer.

Portanto, é importante ter cuidado no manejo da espécie, em especial no transporte para o local de venda, um dos momentos mais críticos, é importante também evitar exceder na densidade da estocagem para assegurar o bom desenvolvimento da criação de pacu em tanques.

Tanques para criação de pacu

tanques para criacao de pacu
Embora o pacu possa tolerar temperaturas de 16°C, é melhor cultivá-lo em tanques a 28°C para acelerar o crescimento.
Além disso, os tanques cavados são os mais procurados para criação de pacu , desde que haja capim ao redor, podem ser de alvenaria ou fibra para evitar a erosão, a vazão é regulada por drenagem monástica.
O abastecimento dos tanques deve ser feito por um canal feito de cano de PVC, e a vazão é regulada por um sistema de drenagem chamado de bancada. Em sistemas intensivos, apenas o cultivo pacífico é indicado, compartilhar viveiros com outras espécies onívoras não é um problema quando se implementa um sistema semi-intensivo.

Alimentação do peixe pacu

Em cativeiro, o pacu deve ser alimentado com uma dieta balanceada que atenda às suas necessidades nutricionais. A porcentagem de proteína oferecida depende da fase de crescimento do peixe e do sistema de cultivo escolhido pelo piscicultor.
Como o peixe é onívoro, pode comer vegetais frescos, frutas, sementes, grãos e peixes menores, além de uma ração contendo 20-30% de proteína.

Reprodução do pacu em cativeiro 

reproducao do pacu em cativeiro
No habitat natural, o pacu vagueia durante a desova. Ele nada rio acima para chegar a uma fonte onde libera hormônios para o acasalamento.
Em cativeiro, os piscicultores usam hormônios para estimular a reprodução do pacu . Vale lembrar que o procedimento deve ser realizado por especialistas experientes.
Sair da versão mobile