Criação de coridora pimenta em aquário: cuidados, alimentação e reprodução
A criação de coridora pimenta em aquário requer alguns cuidados necessários, os peixes coridoras são bastantes populares por serem uma espécie pacífica.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre a criação de coridora pimenta em aquário.
Além disso, o coridora pimenta é ideal em um aquário pois esta espécie ajuda a manter o seu aquário limpo, além de ser compatível com outras espécies.
Licença para criação de peixe ornamental
A criação de peixes ornamentais exige que o empreendedor cumpra alguns requisitos legais, como Licença ambiental e o registro no Departamento de Aquicultura e Pesca.
Também é preciso se cadastrar na Junta Comercial e obter o CNPJ da empresa, além do alvará emitido pela prefeitura.
Criação de coridora pimenta em aquário
Aquário do coridora pimenta
Em primeiro lugar, dependendo da espécie, o aquário pode conter 30 litros ou mais se você quiser manter espécies diferentes ou enxames maiores.
Portanto, lembre-se de que para cada coridora pimenta que você colocar no aquário, são necessários no mínimo 7 litros.
Nesse caso, a quantidade de água não é tão importante quanto o solo, que deve conter cascalho de borda leve ou de espessura considerável. Como esta espécie costuma cavar em busca de comida, se não nadar em um fundo confortável, pode se machucar.
Por isso, e para que o coridora pimenta se sinta confortável em seu aquário, recomendamos o uso de areia que irá contê-lo, permitindo-lhes cavar, inserir suas cabeças para procurar comida ou cavar e camuflar.
Substrato usado no aquário
Use substrato fino de areia ou cascalho arredondado, evitando o uso de cascalhos pontiagudos, pois pode danificar a boca e barbilhões do peixe.
Alimentação do coridora pimenta em aquário
O coridora pimenta comerá o que resta no fundo do aquário, às vezes cavando para enterrar metade de seu rosto e alcançar outro alimento mais profundo.
Esses peixes também gostam de comer pellets de camarão, wafers de algas e larvas.
Além disso, alimente seu coridora pimenta uma vez ao dia usando um tubo ou pinça para depositar a comida no fundo e sempre mude sua fonte de alimento a cada poucos dias garantirá que eles se beneficiem de uma boa variedade de nutrientes.
Cuidados adequados com os peixes coridoras pimenta
É importante que o aquário esteja sempre limpo, pois Coridora Pimenta gosta de viver perto do chão e comer o que encontrar por baixo.
É justamente por isso que a manutenção e a higiene devem estar sempre em dia. Caso contrário, seu peixinho pode ter infecções graves.
Dica: Espécie aprecia aquário com bastante plantas e refúgios formando áreas sombrias.
Espécies compatíveis com coridora pimenta
Coridora Pimenta é um peixe pacífico e sociável, podem relacionar-se com outras espécies sem problemas, esses são alguns dos peixes compatíveis com as coridoras.
– Peixe Betta;
– Guppy;
– Peixe Freira ou Peixe Freirinha;
– Barbo Sumatra;
– Peixe Platy;
– Peixe Guppy;
Reprodução do peixe coridora pimenta
Esta espécie de peixe se reproduz através da desova sobre pedras. Além disso, durante a cópula, o macho emite alguns sons para atrair a fêmea.