Criação de cascudo bodó seda em aquário: características, licença, reprodução e alimentação
A criação de cascudo bodó seda em aquário tradicionalmente é feita para ajudar na manutenção dos aquários.
Pois são muito eficazes para manter as algas à distância. Isto não significa que não tenhamos que fazer nenhuma manutenção ou limpeza no aquário.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas informações da criação de cascudo bodó seda em aquário.
O Cascudo bodó seda. É um peixe da família Loricariidae, um peixe muito pacífico que pode dividir espaço com muitas espécies diferentes de peixes, até os maiores.
Características do cascudo bodó seda
Cascudo bodó seda tem uma morfologia típica de loricarídeos, achatada e semelhante à água. Seus corpos são planos na região abdominal porque vivem em contato constante com o solo.
Possuem uma boca de sucção bentônica para melhor se alimentar nas profundezas onde costumam habitar, dando-lhes o nome de peixe sugador.
Os olhos estão de lado. Sua aparência é um pouco chata, mas isso é apenas uma fachada, pois são peixes muito tranquilos.
Licença para criação de peixe ornamental
A criação de peixes ornamentais exige que o empreendedor cumpra alguns requisitos legais, como Licença ambiental e o registro no Departamento de Aquicultura e Pesca.
Também é preciso se cadastrar na Junta Comercial e obter o CNPJ da empresa, além do alvará emitido pela prefeitura.
Reprodução do cascudo bodó seda
A criação bem-sucedida de peixes cascudo bodó seda em um aquário requer alguma experiência, embora seja possível.
Para promover a desova, os parâmetros do aquário devem ser ajustados para um valor de pH de 6,5-7, uma temperatura de 27 ºC e uma dureza da água de 4-10 dGh.
A fêmea deposita seus ovos no fundo do aquário, no meio da cadeia radicular, o macho é então responsável por agarrar e guardar os ovos e afugentar a fêmea da área, Após cerca de 5 dias, os ovos eclodirão.
Quando os filhotes eclodem dos ovos, eles mantêm reservas de gema, mas esta se esgota após cerca de duas semanas, após as quais devem ser alimentadas com folhas verdes trituradas.
Alimentação do cascudo bodó seda
Eles podem ser considerados onívoros porque podem comer insetos, mas sua dieta é realmente vegetariana e onívora. Costumam comer algas e folhas de salada verde, que devem ser bem lavadas.
Eles também podem comer outros vegetais, como pepino, pepino, ervilha e até frutas frescas. Uma dieta variada deve incluir algum tipo de alimento seco que chegue ao fundo, como pulgas d’água congeladas, larvas de mosquitos, camarões, gambas e muito mais.
Dicas para a criação do cascudo bodó seda
O tamanho do aquário depende um pouco dos exemplares que pretendemos utilizar, mas podemos dizer que no mínimo 80 litros seria bom, e o ideal seria em torno de 150 litros, principalmente se quisermos mais de um macho.
O aquário deve ser bem plantado e ter muitos esconderijos, pois eles tendem a se esconder durante o dia. Eles apreciam quando o aquário simula as correntes de água de onde vem. O substrato deve ser arenoso e rico em raízes.
Parâmetros da água
-Temperatura: 23ºC a 27ºC,
-pH: 5,8 a 7,8,
-gH: 2º a 10º,