A criação de carpa-capim é um avanço crescente da piscicultura, porém nem todos que entram neste ramo consegue os resultados eficientes isso porque depende da boa qualidade da alimentação, boa qualidade da água e espaço correto por peixe.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre criação de carpa-capim.
Além disso, a carpa capim é um peixe fácil de alimentar, pois consome uma variedade de plantas aquáticas, insetos, detritos e também invertebrados.
Regularização ambiental na piscicultura
Praticar a produção de peixes é uma atividade rentável, porém possui regras ambientais rigorosas.
Por esta razão, antes de criar qualquer peixe é preciso licença ambiental, registro no Ibama e no Ministério da Pesa, além de autorização para o uso da água, essas regras são de suma importância pois a falta destes documentos pode implicar em multas de até R$ 1 milhão.
Criação de carpa-capim
Local para criação
O local da para a criação de carpa-capim deve ser com vegetação nas margens e lâmina d’água de 1 a 2 metros, e a temperatura ideal para o cultivo da carpa capim é de 24 °C.
Embora a carpa capim tolere grandes variações de temperatura, salinidade da água e baixos níveis de oxigênio dissolvido.
Viveiro ou tanque para criar a carpa-capim
Para sistema semi-intensivo, pode ser construído em solos argilosos, com drenagem completa e abastecimento por canais a céu aberto, com transporte de água por gravidade em quantidade diária igual a 10% do volume do tanque.
Os presépios devem ter entre 100 e 200 metros quadrados e os mastros entre 2.000 e 3.000 metros quadrados.
Dependendo da disponibilidade de água, recomenda-se uma densidade de um a três peixes por metro quadrado.
No sistema extensivo que utiliza a barragem local, a densidade cotada é de um peixe por 5 a 10 metros quadrados. Os espécimes devem pesar pelo menos 200 gramas, como se fossem pequenos para serem comidos por predadores.
Condições da água
As condições da água para a criação de carpa-capim é muito importante, por isso, o monitoramento da temperatura, cor e transparência, pH, oxigênio dissolvido, amônia total e amônia não ionizada.
Para uma criação de sucesso é muito importante saber se a água está em condições adequadas para a carpa-capim, principalmente nos sistemas semi-intensivo e intensivo.
Alimentação da carpa-capim em cativeiro
A carpa-capim gosta de vários vegetais, no entanto, em cativeiro ofereça um suplemento com ração comercial balanceada vendida em lojas especializadas em agropecuária, a combinação de vegetais e alimentos industrializados ajuda a equilibrar os custos de gestão.
Desenvolvimento da carpa-capim em cativeiro
A carpa-capim possui um desenvolvimento rápido e com custo muito baixo, em média a carpa-capim chega a pesar de 2 a 3Kg por ano e um adulto aproximadamente 20 kg.