A criação de bótia palhaço em aquário tem se tornado cada vez mais popular por ser um peixe fácil de criação, e tem estado presente em aquários do mundo todo.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre criação de bótia palhaço em aquário e sua alimentação.
Além disso, o bótia palhaço é de origem asiática, mas devido sua linda coloração tem estado presente em aquários do mundo todo, esses peixes de água doce que gostam de viver em grupo, formando cardumes.
Licença para criação de peixe ornamental
A produção de peixes ornamentais exige do empresário o cumprimento de alguns requisitos legais, como licença ambiental e registro no Departamento de Aquicultura e Pesca.
Além disso, também é necessário o registro no Conselho do Comércio e obter o CNPJ da empresa, além do alvará emitido pela prefeitura.
Criação de bótia palhaço em aquário
Tamanho do aquário
O tamanho ideal de um aquário para o bótia palhaço ainda é muito debatido entre os aquaristas, alguns falam em no mínimo 250 litros, outros 300 e outros ainda 350 litros.
Também vale lembrar que o peixe não é tão pequeno assim tudo e quanto maior o aquário, melhor a mobilidade e conforto dos peixes, recomendamos um aquário de pelo menos 300 litros.
pH e temperatura da água
São peixes que gostam de águas mais quentes, com oscilações entre 25 e 30°C. O pH da água deve estar entre 5,6 e 7,2, um pH bastante ácido.
Estes são parâmetros muito importantes para os animais aquáticos e embora este peixe suporte alguma variação nestes parâmetros, é sempre bom saber que não estão fora destas medidas.
Compatibilidade com outras espécies de peixes
São peixes pacíficos, ativos e sociáveis, podem ser mantidos em aquários comunitários sem problemas desde que tenham parceiros compatíveis, pelo menos três indivíduos da mesma espécie, como vivem em cardumes na natureza, a presença de outros indivíduos da espécie é muito importante.
Espaço para criar bótia palhaço
Os bótiad palhaço odeiam a solidão e se não tiverem um parceiro para compartilhar o mesmo espaço em um aquário, eles se sentirão perdidos e murcharão até a morte.
O espaço é muito importante para ele, pois é um peixe de grandes proporções e que necessidade de se mover livremente; Portanto, o aquário deve ter no mínimo 35 litros (para um exemplar).
Alimentação do bótia palhaço em aquário
Omnívoro, alimenta-se de vermes, crustáceos e matéria vegetal em seu ambiente natural. Em cativeiro, aceita alimentos secos e vivos sem problemas.
Sua dieta deve ser a mais variada possível, e alimentos vivos como artemia e minhocas podem ser oferecidos regularmente.
Reprodução do bótia palhaço em aquário
Há poucos relatos da reprodução do bótia palhaço em cativeiro e a grande maioria encontrada nas lojas de aquarismo provém de fazendas de peixes especializadas e são obtidos através da indução de hormônios. Espécie requer diversos anos para atingir maturidade sexual.