Criação de barbo cereja em aquário: características, reprodução, alimentação e dicas
A criação de barbo cereja em aquário é um excelente escolha para iniciantes, até porque tolera uma grande variedade de parâmetros da água.
Estes peixes têm cerca de 5 cm de comprimento e não devem incomodar os outros amigos do aquário, mas também gostam de viver em grupos, por isso procure manter pelo menos 6 exemplares desta espécie.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
É interessante notar aqui que esses peixes estão quase extintos na natureza, mas estão indo muito bem no hobby do aquário.
Eventualmente, eles podem ser um pouco exigentes com a comida, especialmente quando se aclimatam, mas depois de um tempo eles se acostumam e começam a comer outros peixes.
Características do barbo cereja
O barbo cereja é um peixe adequado para um aquário muito grande, pois tem apenas cerca de cinco centímetros quando adulto. A coisa mais incrível sobre este peixe é a sua cor.
Os machos ficam vermelhos cereja durante o acasalamento.A cor da fêmea é marrom escuro a marrom claro. Esses dois espécimes são separados por uma faixa longitudinal escura que se estende da boca até a cauda.
Outra diferença dos machos é que eles são ligeiramente mais redondos. Seu ventre é mais claro, branco amarelado.
Dicas para a criação do barbo cereja
Eles precisam de um aquário com muita vegetação e plantas de aquário flutuantes, onde devem ser mantidos a uma temperatura de 20-28 °C e um pH da água de 6,5-7,5.
O tamanho do aquário pode rondar os 80 litros e tem um fundo de areia fina. Se o fundo for escuro, a beleza do palito de cereja é enfatizada.
A decoração não é muito importante, embora apreciem algumas raízes ou caules flutuantes se não adicionarmos plantas flutuantes.
Eles gostam do movimento da água no aquário, lembra muito as correntes dos rios em casa. Seria uma boa ideia colocar um filtro externo eficiente no aquário.
Reprodução do barbo cereja
O barbo cereja é Ovíparos, como os outros barbilhões, após um ritual de acasalamento em que o macho se mostra à fêmea, os ovos livres são distribuídos perto do substrato ou entre as plantas, que o macho depois fertiliza.
As larvas eclodem em 48 horas e nadam livremente após 24-48 horas. Os pais não demonstram cuidado parental e podem comer os filhotes.
Alimentação do barbo cereja
Omnívoro, em seu ambiente natural come lixo, algas verdes, diatomáceas, dicotiledôneas e matéria animal. No aquário, ele aceita facilmente alimentos vivos e secos.
Licença para criação de peixe ornamental
A criação de peixes ornamentais exige que o empreendedor cumpra alguns requisitos legais, como Licença ambiental e o registro no Departamento de Aquicultura e Pesca.
Também é preciso se cadastrar na Junta Comercial e obter o CNPJ da empresa, além do alvará emitido pela prefeitura.