Corydora pigmeu peixe: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
A corydora pigmeu (Corydoras pygmaeus) é um peixe de pequeno porte de água doce da família Callichthyidae da ordem Siluriformes conhecido como corydora anã.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
A corydora pigmeu é um peixe pacífico e gregária, devendo ser mantido em grupo de pelo menos 10 indivíduos.
Em seu ambiente natural, pode ser encontrado em escolas que variam de 20 ou mais exemplares. Deve ser mantido com peixes igualmente pacíficos e pequenos.
Devido à sua capacidade de respirar o ar atmosférico, muitas vezes pode ser visto nadando rapidamente para a superfície para engolir o ar e voltar a descansar.
Eles são conhecidos por piscar os olhos, embora seus olhos realmente girem em suas órbitas, causando a aparência de piscar.
Origem
A corydora pigmeu é nativo da América do Sul (Bacia do Rio Madeira, Brasil).
Características do peixe corydora pigmeu
Os machos são menores, mais finos e têm uma barbatana dorsal mais pontiaguda do que as fêmeas, elas são ligeiramente maiores e mais gordas.
Tal como acontece com a maioria dos Corydoras, eles são facilmente distinguidos de cima, onde as fêmeas são mais encorpadas (barriga maior e mais redonda) do que os machos.
Alimentação
A corydora pigmeu é um peixe onívoro, em seu ambiente natural se alimentam de vermes, crustáceos, insetos e matéria vegetal.
Habitat
Esta espécie de coridora habita em pequenos afluentes, riachos e áreas de floresta inundada, em meio a densa vegetação marginal ou raízes de árvores.
Onde encontrar o peixe corydora pigmeu
A corydora pigmeu é encontrada principalmente na bacia do rio Madeira no Brasil, mas pode ser encontrada em todo o continente sul-americano.
Criação do peixe corydora pigmeu em aquário
Tamanho do aquário
O aquário ideal é com dimensões mínimas de 40 cm X 30 cm X 30 cm (36 litros) requerido.
Parâmetros da água
• Água doce
• pH: 6.4 – 7.4
• Dureza: 2 – 15
• Temperatura: 22°C – 28°C
Alimentação
Em cativeiro, ele aceita alimentos secos e vivos sem problemas, como a maioria dos Corydoras, eles comem alimentos que ficam no fundo do aquário.
Esta espécie é geralmente mais ativa à noite e deve fornecer comida quando as luzes do aquário estão apagadas, embora também coma durante o dia, mas come devagar e não pode competir com outros peixes por comida.
Reprodução no aquário
Ovíparo. Eles colocam seus ovos em vegetação densa e os pais não cuidam da prole, a fêmea segura alguns ovos entre as nadadeiras pélvicas, onde o macho os fertiliza por cerca de 30 segundos.
Só então a fêmea traz os ovos pegajosos para um local previamente escolhido, geralmente em folhas ou superfícies planas.
A dupla repete esse processo a cada três minutos por uma a duas horas, com 10 a 15 minutos de descanso entre a postura dos ovos.
Cerca de 7 a 15 ovos são gerados em um único dia, e a desova pode durar de três a quatro dias consecutivos.
No total, até 100 ovos podem ser gerados por uma única fêmea durante esse período. Os ovos eclodem em 3-9 dias.
Temperamento / Comportamento
Em geral, a corydora pigmeu é muito pacífico, ela raramente mostrará um comportamento mais agressivo, mas você pode ver algumas pequenas brigas entre membros de um grupo delas, por exemplo.
A grande maioria dos peixes passa o tempo se escondendo em plantas e brincando, Corydora Pigmeu, por outro lado, gosta de ocupar a parte central do aquário.
De vez em quando, eles até se aventuram na superfície para pegar um pouco de ar.