A coridora vela (scleromystax macropterus) é um peixe de água doce da família Callichthyidae conhecido como coridora nadadeira de vela.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
A coridora vela possui comportamento extremamente pacífico, embora machos sejam territoriais entre si, pode ser mantido em aquário comunitário com peixes de pequeno porte e pacíficos.
Este peixe possui dois espinhos em suas extremidades junto as nadadeiras peitorais, este mecanismo serve como defesa contra predadores.
Características do peixe coridora vela
A coridora vela possui um padrão de manchas pode ser confundido com coridora pimenta.
Esta espécie de peixe possue o intestino modificado e altamente vascularizado que evoluiu para facilitar a absorção de oxigênio atmosférico, podendo sobreviver em águas com baixo nível de oxigênio.
A coridora vela possui senso olfativo bastante evoluído e seus barbilhões permitem que ela encontre alimentos enterrados no substrato.
Assim como a maioria dos peixes gatos, é uma espécie blindada não possuindo escamas, apresentando duas fileiras de placas ósseas em cada lateral de seu corpo cobrindo a região da cabeça.
Reprodução do peixe coridora vela
A coridora vela é um peixe ovíparo, e a sua reprodução ocorre de forma semelhante a muitas espécies de Corydoras.
Durante o ritual de acasalamento, o casal assume a posição conhecida como T, com o macho ocupando o topo do T e a fêmea perpendicular a ele.
A fêmea captura de dois a quatro ovos entre suas nadadeiras ventrais, onde o macho os fertiliza por cerca de 30 segundos.
Só então a fêmea nada para um local adequado onde deposita os ovos pegajosos, geralmente em uma superfície plana, como vidro de aquário, raízes e folhas. Este processo é repetido muitas vezes.
O período de incubação dura cerca de 4 a 5 dias quando as larvas eclodem e nadam livremente 3 dias depois. Não há cuidados parentais.
Alimentação
Onívoro, em seu ambiente natural, alimenta-se de vermes, crustáceos bentônicos, insetos e matéria vegetal.
Habitat
Habita em pequenos rios de água negra que drenam diretamente para o Oceano Atlântico, além de fossas e riachos em beira de estradas e outros ambientes similares.
Distribuição geográfica
A coridora vela ocorre em rios menores nas zonas costeiras de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, no sudeste e sul do Brasil, além de alguns afluentes da bacia do rio Paraná, no Paraguai.