Coridora tigre (Corydoras schwartzi) é uma espécie de peixe de água doce da família Callichthyidae conhecido também como corydora rio purus e corydora tigre.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
A Coridora tigre é um espécie endêmica do Brasil, encontrado principalmente em águas rasas e calmas, com fundo arenoso.
Eles respiram ar facultativamente e têm um intestino modificado e altamente vascularizado que evoluiu para facilitar a absorção de oxigênio do ar e ser capaz de sobreviver em águas com baixo teor de oxigênio. No aquário você pode vê-los ocasionalmente subindo à superfície para tomar um pouco de ar.
Infelizmente, esses peixes são erroneamente classificados como peixes limpadores e se alimentam de restos de comida e excrementos de outros peixes.
Sob nenhuma circunstância eles devem ser alimentados com restos de outros habitantes do aquário, muito menos excrementos de outros peixes, e devem receber regularmente alimentos apropriados para a espécie, incluindo rações especiais para peixes de fundo e alimentos vivos.
Origem
A coridora tigre é nativa da América do Sul, rio Purus (Amazônia Brasileira), esta é uma das coridoras mais comuns no aquarismo.
Características do peixe coridora tigre
A coridora tigre possui dois espinhos em suas extremidades junto as nadadeiras peitorais, este mecanismo serve como defesa contra predadores.
Quando agredidos, os espinhos são jogados fora, ferindo o predador. Há relatos desta espécie possuindo glândulas de veneno em suas nadadeiras (peitorais principalmente) e parecendo ser capaz de liberar um tipo de muco tóxico de suas brânquias quando perturbada por outros peixes (duvidoso).
Os espinhos duros das barbatanas peitorais podem perfurar a pele humana e uma picada pode ser muito dolorosa, por isso deve-se ter cuidado ao manuseá-la.
Alimentação
São onívoros, alimentando-se de vermes, crustáceos, insetos e matéria vegetal em seu ambiente natural. Em cativeiro, aceita alimentos secos e vivos sem problemas.
Reprodução do peixe da coridora tigre
Ovípara. Durante o ritual de acasalamento, o par assume a posição conhecida como T, com o macho ocupando o topo do T e a fêmea ficando perpendicular a ele.
A fêmea captura de dois a quatro ovos entre suas nadadeiras ventrais, onde o macho os fertiliza por cerca de 30 segundos.
Só então a fêmea nada até um local adequado onde deposita os ovos pegajosos, geralmente em uma superfície plana, como vidro de aquário, raízes e folhas. Este processo é repetido várias vezes e pode variar entre 100 e 200 ovos.
O período de incubação dura cerca de 4 a 5 dias quando as larvas eclodem e nadam livremente 3 dias depois. Não há cuidado parental.
Criação do peixe coridora tigre em aquário
Aquário e comportamento
Aquário com dimensões mínimas de 60 cm x 30 cm x 30 cm (54 litros). Use preferencialmente areia fina ou substrato de cascalho redondo e evite o uso de cascalho pontiagudo que possa danificar seus barbilhões e boca. Aquário amante das espécies com muitas plantas e abrigos sombreados.
É uma espécie muito pacífica e sociável e deve ser mantida em grupos de pelo menos 6 indivíduos. Em seu ambiente natural, ocorre em enxames de 20 a 100 indivíduos.
Devido à sua capacidade de respirar o ar atmosférico, muitas vezes pode ser visto nadando rapidamente para a superfície para engolir o ar e retornar ao substrato para descansar.
Parâmetros da água
–Temperatura: 22°C a 28°C
–pH: 6.0 a 7.6
– Dureza: 1 a 16
Alimentação
São onívoros, alimentando-se de vermes, crustáceos, insetos e matéria vegetal em seu ambiente natural.
Em cativeiro, aceita alimentos secos e vivos sem problemas. Como a maioria dos corydoras, eles comem comida que fica no fundo do tanque.
Dica:
Esta espécie é geralmente mais ativa à noite e deve fornecer comida quando as luzes do aquário estão apagadas, embora também coma durante o dia, mas come devagar e não pode competir com outros peixes por comida.