Coridora eques peixe: origem, características, reprodução, alimentação e criação em aquário
Coridora eques (Corydoras eques) é um peixe ornamental de água doce da família Callichthyidae, conhecido como bagre cory do cavaleiro ou verdadeiro eques cory.
Além disso, esta espécie de peixe tropical de água doce pertencente à subfamília Corydoradinae da Foi descrito pela primeira vez pelo zoólogo austríaco Franz Steindachner.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Origem
A Coridora eques é um peixe da América do Sul, Bacia do rio Amazonas é uma espécie nativa do Brasil.
Características do peixe coridora eques
A coridora eques apresenta coloração azul turquesa e uma faixa alaranjada entre as nadadeiras peitorais e cabeça.
Com relação as nadadeiras são claras com raios também alaranjados, queijo e parte inferior de seu corpo esbranquiçado.
Além disso, a sua coloração poderá variar de acordo com a cor do substrato, encontrado principalmente em águas rasas e calmas, com fundo arenoso.
A coridora eques também possui dois espinhos em suas extremidades junto as nadadeiras peitorais, este mecanismo serve como defesa contra predadores.
Reprodução do peixe coridora eques
A coridora eques é ovípara e durante o ritual de acasalamento o casal assume a posição conhecida como T, com o macho ocupando a parte superior do T e a fêmea posicionando-se perpendicularmente a ele.
A fêmea segura de dois a quatro ovos entre suas nadadeiras pélvicas, onde o macho os fertiliza por cerca de 30 segundos.
Só então a fêmea nada até um local adequado onde deposita os ovos pegajosos, geralmente em uma superfície plana, como vidro de aquário, raízes e folhas. Este processo repete-se várias vezes e pode variar entre 100 e 200 ovos.
O período de incubação dura cerca de 4 a 5 dias quando as larvas eclodem e nadam livremente 3 dias depois. Não há cuidado parental.
Alimentação
Esta espécie de peixe é Onívoro, e em seu ambiente natural se alimentam de vermes, crustáceos, insetos e matéria vegetal.
Criação do peixe coridora eques em aquário
Tamanho do aquário
Use um aquário com dimensões mínimas de 60 cm X 30 cm X 30 cm (54 litros) requerido.
Decoração do aquário
Use preferencialmente areia fina ou substrato de cascalho redondo e evite o uso de cascalho pontiagudo que possa danificar seus barbilhões e boca, espécie gosta de aquário com muitas plantas e abrigo sombreado.
É uma espécie muito pacífica e sociável e deve ser mantida em grupos de pelo menos 6 indivíduos. Em seu ambiente natural, ocorre em enxames de 20 a 100 indivíduos.
Devido à sua capacidade de respirar o ar atmosférico, muitas vezes pode ser visto nadando rapidamente para a superfície para engolir o ar e retornar ao substrato para descansar.
Pode ser mantido em um aquário comunitário enquanto isso, tem peixes pequenos e igualmente pacíficos, possui hábitos noturnos.
Parâmetros da agua
– Temperatura: 22°C a 28°C
– pH: 6.0 a 7.4
– Dureza: 2 a 16
Alimentação
Em aquário a coridora eques aceitará alimentos secos e vivos sem dificuldades, como a maioria das Corydoras, irão comer alimentos que se depositam no fundo do aquário.