Comedor de algas siamês peixe: características, reprodução, alimentação e criação em aquário
Comedor de algas siamês (Crossocheilus oblongus) é uma peixe de água doce da ordem Cypriniformes e da família Cyprinidae conhecido também como Siamese flying fox, Siamese algae-eater.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, o comedor de algas siamês é aquele tipo de peixe que todo mundo deveria ter.
Isso porque este peixe desempenha um papel em particular, já que são perfeitos para quem procura um peixinho que ajude na limpeza do aquário, removendo algas indesejadas.
Esses peixes são criaturas ativas e muitos sociáveis, e se dão bem tanto em grupos quanto sozinhas.
O comedor de algas siamês é um peixe bastante pacífico, é ideal para iniciantes que querem adicionar tipos de peixes diferentes em um aquário comunitário, por exemplo.
Origem
O comedor de algas siamês é um peixe nativo do Sudeste Asiático.
Características do peixe comedor de algas siamês
O peixe comedor de algas siamês é muito dócil por isso se dá bem em aquários comunitários.
Este peixe é de coloração prateada com linhas pretas, esta espécie de peixe tem um padrão de corpo muito semelhante ao seu parente peixe raposa voadora.
No entanto, o comedor de algas se destaca para além da sua estética, pois este é um peixinho funcional, pois ajuda na limpeza dos aquários.
Habitat
O peixe comedor de algas siamês habita em córregos e afluentes com substratos de pedregulhos, seixos, cascalho e areia, muitas vezes em áreas com troncos submersos ou raízes de árvores.
Em seu ambiente natural é comum vê-lo nadando em pequenos cardumes, mesmo com outras espécies.
Portanto, você deve manter um pequeno rebanho para que eles sejam menos tímidos e mostrem seu comportamento natural.
Criação do peixe comedor de algas siamês em aquário
Tamanho do aquário
O tamanho ideal para este peixe é no mínimo 80 cm X 30 cm X 40 cm (96 L), este é uma espécie pouco exigente com a decoração do aquário.
Porém ficará mais a vontade com a configuração projetada com bastante rochas e raízes, plantas podem ser utilizadas, mesmo as de folhas macias.
Parâmetros da água
– H: 6.0 a 7.6;
– Dureza: 5 a 20;
– Temperatura: 24°C a 28°C;
Comportamento
No geral é um peixe pacífico, em seu ambiente natural é comum vê-lo nadando em pequenos cardumes, mesmo com outras espécies.
Portanto, você deve manter um pequeno rebanho para que eles sejam menos tímidos e mostrem seu comportamento natural.
Compatibilidade
Além disso, o peixe comedor de algas siamês pode ser mantido em aquário comunitário com inúmeras espécies, incluindo de menor porte e comportamento pacífico.
Alimentação
Os micrófagos se alimentam de perifíton e fitoplâncton em seu ambiente natural.
Você deve evitar comer alimentos ricos em proteínas no aquário, pois isso não pode ser metabolizado de forma eficiente.
O consumo regular e prolongado de alimentos ricos em proteínas pode levar a depósitos excessivos de gordura e até degeneração de órgãos.
Alimento seco à base de espirulina e o fornecimento de material vegetal em abundância, como ervilhas descascadas, abobrinha, espinafre e frutas picadas.
É um famoso consumidor de algas pretas (BBA), também conhecidas como algas vermelhas ou petecas, bem como algas filamentosas.
Reprodução em aquário
O peixe comedor de algas siamês é Ovíparo, sua reprodução em aquários particulares é desconhecida, mas grandes números são reproduzidos para o comércio ornamental com a ajuda de hormônios.