Colisa vermelha peixe: origem, características, reprodução, habitat e criação em aquário
Colisa vermelha (Trichogaster lalius) é um peixe ornamental de aquário de água-doce da família Osphronemidae.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, a colisa vermelha é um peixe pacífico, natural da índia e Bangladesh. Entre os peixes ornamentais, este é um peixe de fácil aclimatação e cuidados.
Esta espécie de colisa viverá muito bem em um aquário com PH entre 6.0 e 8.0, temperatura entre 22°C – 28°C.
É um dos peixes mais conhecidos entre os aquaristas por causa de sua cor e facilidade de preparo. São peixes que, assim como os Bettas, respiram ar atmosférico e, portanto, requerem menos oxigênio (embora seja sempre bom trocar a água).
Origem
A colisa vermelha é um peixe nativo do Paquistão, Índia e Bangladesh.
Características do peixe colisa vermelha
Os machos são coloridos (vermelho com partes azuis) e as fêmeas são prateadas ou brancas, combine o macho com três ou quatro fêmeas e veja qual é do interesse dele.
Ele construirá o ninho de espuma e retirará as fêmeas que não lhe interessam. Em seguida, deixe apenas os dois no aquário, e seguir-se-á a caça e o acasalamento com o abraço nupcial.
Reprodução do peixe colisa vermelha
O macho constrói um ninho de espuma para segurar os ovos à medida que se desenvolvem. Ele persegue a fêmea em busca de uma oportunidade de fertilização e a envolve no chamado abraço nupcial típico da reprodução anabantida. Após a cópula, a fêmea libera os ovos, que são fecundados pelo macho.
A fêmea deve ser separada logo após a postura dos ovos e o macho cuida da prole, ele recolhe os ovos com a boca e os leva um a um um em um.
Recomenda-se usar plantas flutuantes no aquário para cuidar do ninho e depois poder esconder os filhotes entre as raízes.
Os ovos levam de 1 a 2 dias para eclodir e o macho pode ser mantido junto por mais alguns dias até que os filhotes estejam nadando livremente ou removidos antes disso, o aquarista decide.
Habitat
A colisa vermelha normalmente habita em águas lentas e de baixa altitude, com vegetação abundante, incluindo lagoas, valas, beels e campos inundados.
Criação do peixe colisa vermelha em aquário
Tamanho mínimo do aquário
O tamanho ideal do aquário deve ser de 70 litros e não deve possuir a água muito movimentada, dê preferência também a muitas plantas flutuantes para ajudar a atenuar a luminosidade.
Parâmetros da água
– pH: 6.0 a 7.4;
– Temperatura: 24 a 28ºC;
– Dureza da água: mole a média;
– Manutenção: Média;
Alimentação
A colisa vermelha é Onívoro, e para incentivar a reprodução e manter seu peixe saudável e com belas cores é recomendado oferecer alimentos vivos e fontes de proteína vegetal para o complemento da dieta.
Dimorfismo sexual
A fêmea é menor, tem a barriga inchada e é de cor mais clara. O macho é maior, tem coloração intensa em todo o corpo e nadadeiras anal e dorsal levemente afiladas.
Importante: Essas características aparecem nos peixes no final da fase juvenil e nos adultos a diferença de sexo entre os filhotes é mais difícil de observar.
Comportamento
Esta espécie de peixe é agressivo com os da mesma espécie e semelhantes, pacíficos com os demais.