Colisa mel peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
Colisa mel (Trichogaster chuna) é peixe ornamental de água doce da família Osphronemidae conhecido também de colisa chuna ou chuna.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, a colisa mel é um peixe pacífico natural da índia e Bangladesh, entre os peixes ornamentais, é um peixe de fácil aclimatação e cuidados.
Colisa mel viverá muito bem em um aquário com PH entre 6.0 e 8.0, temperatura entre 22°C – 28°C.
Características do peixe colisa mel
A colisa mel fêmea adulta apresenta coloração acastanhada e são visivelmente maiores que os machos e possuem uma ampla faixa lateral marrom estendendo-se posteriormente de trás do olho até o pedúnculo caudal.
Além disso, os machos apresentam tom alaranjado em suas nadadeiras, exceto caudal, além de possuir nadadeira dorsal e anal mais longas e pontiagudas.
Espécie extremamente popular entre os aquaristas devido à sua beleza e adaptabilidade à química da água.
Em seu habitat natural, é frequentemente encontrada em regiões quentes e águas estagnadas e pobres em oxigênio cercadas por vegetação densa.
Reprodução do peixe colisa mel
Ovípara. Durante a fase reprodutiva, o macho tende a ser agressivo com a fêmea, comportamento que cessa quando se inicia o ritual reprodutivo.
Os dois permanecem sob o ninho de bolhas, com o macho cutucando a fêmea com o focinho e acariciando a região abdominal com suas antenas.
A desova ocorre sob o ninho de bolhas no típico abraço anabantoide, com o macho se enrolando as fêmeas ao redor, liberando óvulos e espermatozoides ao mesmo tempo.
Os ovos liberados pela fêmea flutuam, alguns podem eventualmente afundar onde são recolhidos pelo macho e colocados no ninho.
Alimentação
A colisa mel é um peixe Onívoro, em seu ambiente natural alimenta-se principalmente de pequenos crustáceos, rotíferos, protozoários, algas larvas de insetos e pequenos anelídeos.
Habitat
Esta espécie de colisa habita predominantemente ambiente lêntico como riachos, lagoas, pântanos, valas e córregos e canais de irrigação com vegetação abundante.
Além disso, é encontrado em águas macias e pouco mineralizadas, que sofrem flutuações sazonais devido as monções anuais ocorrentes entre Julho e Outubro.
Onde encontrar o peixe colisa mel
A colisa mel é encontrado Ásia, Norte da Índia, incluindo planície inundada e delta em Bangladesh, além do sistema de Brahmaputra, além de registros no Nepal.
Criação do peixe colisa mel em aquário
Manutenção em aquário
Aquário com dimensões mínimas de 60cm x 30cm x 30cm (56 litros). Como a maioria dos anabantoides, eles não apreciam movimentos fortes na água.
O aquário densamente plantado é muito popular entre as espécies. Formar abrigos e tocas é importante se você planeja manter um par, pois o assédio do macho é bastante severo na fêmea.
É uma espécie pacífica e ideal para um aquário comunitário e pode se tornar territorial e agressiva em comparação com outros membros do género, nomeadamente outras Colisas e não raras vezes outros Anabantóides como Tricogaster, Peixe Paraíso e Bettas.
É um peixe tímido que deve ser mantido com peixes pequenos e igualmente pacíficos. Comum em aquários pequenos, como os populares Bettas, essa ação deve ser evitada e desencorajada.
Parâmetros da água
• água doce;
• pH: 6.4 – 7.4;
• Dureza: 5 – 19;
• Clima: tropical; 22°C – 28°C;
Alimentação
Em aquário a colisa mel aceitará alimentos secos sem dificuldades, devendo também ser fornecido pequenos alimentos para desenvolver melhor sua saúde e coloração.