Colisa labiosa ( Trichogaster labiosa ) é uma especie de peixe marinho da família Osphronemidaeque pertence ao gênero dos Trichogaster.
E um peixe labirinto do sul da Ásia e ao mesmo tempo o representante do sudeste do ” gourami ocidental “.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do colisa labiosa
O colisa labiosa é um peixe de cerca de 9 cm , com um corpo muito colorido com listras verticais vermelhas e azuis alternadas nas laterais e barbatanas contornadas por uma linha laranja.
O corpo é alto e comprimido lateralmente. Como em todos os Gouramis do gênero Colisa , as nadadeiras ventrais de C. labiosa formam filamentos alongados que servem como órgão tátil.
As barbatanas anal e dorsal começam bem à frente do corpo e terminam na base da barbatana caudal. Como o próprio nome sugere, a boca é proeminente com os lábios na frente.
A espécie apresenta dimorfismo sexual : a nadadeira dorsal do macho é mais pontiaguda e mais longa que a da fêmea.
O colisa labiosa pode ser confundido com o Gourami Anão ( Trichogaster labiosus ) mas suas cores são mais discretas, sua forma geral menos redonda, seus lábios são mais grossos e é maior que este último.
Habitat do colisa labiosa
O espécime-tipo vem do curso médio do Irrawaddy , na atual Mianmar (antiga Birmânia ). A principal área de distribuição é também em Mianmar, nomeadamente a sul para Rangoon e a leste para o estado de Shan .
As ocorrências no estado indiano de Manipur só foram documentadas desde 2005. Como seguidor da culturao gourami de lábios grossos há muito expandiu seus habitats originais, os tranquilos afluentes dos rios e planícies aluviais, para campos de arroz e seus sistemas de irrigação.
Esta é provavelmente também a razão de sua distribuição relativamente ampla em Mianmar.
Reprodução do colisa labiosa
Como todas as quatro espécies de “colisa ocidental”, os machos sexualmente maduros defendem um território de reprodução no qual um grande ninho de espuma é construído sobre ou sob a vegetação .
A desova ocorre sob este ninho com uma fêmea atraída por um namoro longo e vigoroso . A ninhada é cuidada exclusivamente pelo macho. Larvas muito pequenas eclodem dos ovos após 24 a 36 horas e nadam livremente após dois a quatro dias.
Criação em aquário do colisa labiosa
O colisa labiosa tem sido amplamente transportado em todo o mundo para a indústria de peixes de aquário. É um peixe geralmente pacífico para um aquário comunitário tropical.
Como outras espécies de Trichogaster , ele tende a ser um pouco tímido e se esconde sob as plantas quando se sente ameaçado. É mantido em água que varia de 22°C a 28°C (72°F – 82°F) e que é mole (50 mg/l) e ácida (pH 6,0 – 6,5).
Ele come uma variedade de alimentos, incluindo alimentos em flocos , vermes sanguíneos e artêmias. Aquaristas evitam mantê-lo com farpasou outros raspadores de barbatanas que podem danificar suas barbatanas ventrais semelhantes a fios .