Início » Peixes » Colisa fasciata peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário

Colisa fasciata peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário

colisa fasciata

colisa fasciata (Trichogaster fasciata) é uma peixe da família Osphronemidae, conhecido também como Gourami de mel.

colisa fasciata
colisa fasciata

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Além disso, este é um peixe de água doce muito popular entre os aquaristas devida às suas cores vibrantes e comportamento tranquilo.

Características do peixe colisa fasciata

Caracteristicas do peixe colisa fasciata
Caracteristicas do peixe colisa fasciata

colisa fasciata possui um corpo robusto e comprido, com escamas brilhantes em tons de dourado, azul e vermelho.

Os machos da espécie costumam ser mais coloridos e maiores que as fêmeas, com uma faixa preta que corre pela parte de trás do corpo. As fêmeas são menos coloridas e possuem um corpo arredondado.

É um peixe que pode chegar a medir até 10 cm de comprimento. Além disso é um peixe labiríntico, o que quer dizer que tem um órgão especial chamado labirinto que lhe permite respirar oxigênio diretamente do ar acima da superfície da água.

Reprodução do peixe colisa fasciata

A reprodução da espécie é sexual, com os machos fertilizando os ovos depositados pelas fêmeas. O processo de acasalamento começa quando o atrai a fêmea para o ninho de bolhas e a envolve com suas barbatanas.

Depois que os ovos são depositados pela fêmea, o macho os fertiliza. Os ovos a derem as folhas ou outros objetos próximos ao ninho e são cuidados pelos pais até que os filhotes possam nadar livremente.

A incubação dos ovos dura cerca de 48 horas, dependendo da temperatura da água. Os filhotes eclodem após cerca de 2 dias e começam a nadar livremente após mais alguns dias.

Alimentação

Alimentacao da colisa da fasciata
Alimentacao da colisa da fasciata

colisa fasciata  É onívora, o que significa que se alimenta de material vegetal e também animal. Em seu ambiente natural costumam se alimentar de pequenos crustáceos, insetos e larvas, e também de algas e outros vegetais.

Dentro do aquário a alimentação deste peixe consiste em alimentos vivos, congelados e secos, como artêmias, dafnias e rações específicas a este tipo de peixe.

Habitat

Esta espécie é um peixe de Água Doce que habita em riachos, rios lentos, lagos e pântanos com águas paradas ou com pouca correnteza, em que a temperatura da água é relativamente quente.

Em seu ambiente natural, este peixe gosta de viver em meio à vegetação aquática densa, como plantas flutuantes e raízes de árvores submersas, onde ela pode encontrar proteção e alimento.

Onde encontrar o peixe colisa fasciata

A colisa fasciata é um peixe de água doce originário da Ásia, mais especificamente da Índia, Bangladesh, Nepal e Butão.

Criação do peixe colisa fasciata em aquário

Criacao do peixe colisa fasciata em aquario
Criacao do peixe colisa fasciata em aquario

Tamanho do aquário

Para a criação desta espécie é recomendado um aquário que possua pelo menos 80 litros. Onde os peixes da espécie tem um espaço suficiente para nadar e explorar, e também precisam de um ambiente com plantas e decorações para se sentirem seguros.

Paramentos da água

• pH: 6.0 – 7.0;
• Dureza: 5 – 12;
• Temperatura: 25°C – 30°C;

Decoração do aquário

A decoração do aquário para criar a colisa fasciata deve incluir áreas com plantas e áreas abertas para nadar. É importante colocar raízes rochas e grutas para criar áreas de esconderijo e abrigo para o peixe.

Além disso, é importante escolher um substrato adequado, como Areia fina o cascalho, que não seja áspero ou pontiagudo, para que os peixes não se machuquem.

Comportamento

Comportamento da Colisa fasciata
Comportamento da Colisa fasciata

É uma espécie que costuma ser pacífica e sociável, desde que seja mantida em um aquário adequado e com outros peixes que não sejam agressivos.

São animais territoriais e podem ficar agressivos se mantidos em aquários muito pequenos e com outros peixes territoriais.

Alimentação

é um peixe onívoro e pode ser alimentado com uma variedade de alimentos, como alimentos vivos, congelados e secos. Como larvas, artêmia, flocos e também vermes.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.