Colisa chuna peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
Colisa chuna (Trichogaster chuna) é um peixe ornamental de água doce da família Osphronemidae, conhecido popularmente de colisa mel.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
A colisa chuna é uma espécie de peixe pacífico, natural da índia e Bangladesh, e ele esta entre os peixes ornamentais de fácil aclimatação e cuidados.
Características do peixe colisa chuna
A colisa chuna fêmea adulta apresenta coloração acastanhada e são visivelmente maiores que os machos e possuem uma ampla faixa lateral marrom estendendo-se posteriormente de trás do olho até o pedúnculo caudal.
Com relação aos machos apresentam tom alaranjado em suas nadadeiras, exceto caudal, além de possuir nadadeira dorsal e anal mais longas e pontiagudas.
Curiosidades
Através de seu órgão auxiliar, o chamado labirinto, eles podem respirar o oxigênio atmosférico. Esse órgão é formado por uma modificação no primeiro arco branquial, que é altamente vascularizado e ricamente perfundido por vasos sanguíneos, permitindo que o ar passe bem próximo à corrente sanguínea e proporcionando a troca de oxigênio com o sangue por difusão.
A estrutura do órgão varia em complexidade entre as espécies e tende a ser mais desenvolvida em espécimes que vivem em um ambiente de baixo oxigênio.
Habitat
A colisa chuna habita em ambiente lêntico como riachos, lagoas, pântanos, valas e córregos e canais de irrigação com vegetação abundante.
Além disso, a espécie é encontrado em águas macias e pouco mineralizadas, que sofrem flutuações sazonais devido as monções anuais ocorrentes entre Julho e Outubro.
Onde encontrar o peixe colisa chuna
A colisa chuna é encontrada na Ásia, Norte da Índia, incluindo planície inundada e delta em Bangladesh, além do sistema de Brahmaputra, além de registros no Nepal.
Criação do peixe colisa chuna em aquário
Manutenção em aquário
Aquário com dimensões mínimas de 60cm x 30cm x 30cm (56 litros). Como a maioria dos anabantoides, eles não apreciam movimentos fortes na água.
O aquário densamente plantado é muito popular entre as espécies. Formar abrigos e tocas é importante na hora de manter um casal, pois o assédio do macho é bastante severo sobre a fêmea.
Parâmetros da água
• água doce;
• pH: 6.4 – 7.4;
• Dureza: 5 – 19;
• Clima: tropical; 22°C – 28°C;
Alimentação
Omnívoro, em seu ambiente natural alimenta-se principalmente de pequenos crustáceos, rotíferos, protozoários, algas, larvas de insetos e pequenos anelídeos.
Aceita ração seca no aquário sem problemas, deve-se oferecer também ração pequena para melhorar sua saúde e coloração.
Reprodução do peixe colisa chuna em aquário
Ovípara. Durante a fase reprodutiva, o macho tende a ser agressivo com a fêmea, comportamento que cessa quando se inicia o ritual reprodutivo.
Os dois permanecem sob o ninho de bolhas, com o macho cutucando a fêmea com o focinho e acariciando a região abdominal com suas antenas.
A desova ocorre sob o ninho de bolhas no típico abraço anabantoide, com o macho se enrolando as fêmeas ao redor, liberando óvulos e espermatozoides ao mesmo tempo.
Os ovos liberados pela fêmea flutuam, alguns podem eventualmente afundar onde são recolhidos pelo macho e colocados no ninho.