Clown coris: características, habitat, reprodução e alimentação
Clown coris ( Coris aygula ) é uma especie de peixe que pertence a família dos Labridae que pertence ao gênero dos coris.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
E uma espécie de peixe marinho com nadadeiras raiadas da família bodião (Labridae). Distribuído nos oceanos Índico e Pacífico Ocidental.
Características do clown coris
O corpo alongado do clown coris é ligeiramente comprimido lateralmente. Nadadeiras dorsal e anal muito estendidas. Lábios grossos. Dentes separados e fortes, semelhantes a ganchos, projetando-se ligeiramente para a frente.
A coloração sofre mudanças significativas durante o crescimento. Os juvenis são esbranquiçados e fortemente salpicados. Eles têm pequenas manchas pretas na cabeça e na parte anterior do corpo.
Uma vez atingido o tamanho de 7 a 8 cm, essa libré variegada gradualmente dá lugar à coloração adulta, predominantemente verde escuro ou verde azulado. Observados à distância, os peixes podem aparecer pretos.
Os adultos também têm uma ou duas barras verdes pálidas no centro do corpo e uma grande protuberância frontal. O hermafroditismo parece ser a regra, com as fêmeas frequentemente se transformando em machos.
Habitat do clown coris
O clown coris provém dos recifes de coral do Oceano Índico e do Oceano Pacífico; mas também é encontrado no Mar Vermelho , desde Seychelles , Chagos , Reunião , Aldabra e ao longo das costas da África do Sul e África Oriental , especialmente Moçambique , Somália , Tanzânia e Eritreia.
Costuma nadar em áreas ricas em corais ou com fundo arenoso em águas cuja profundidade varia de 2 a 30 m. Os juvenis também podem ser encontrados em poças de maré.
Reprodução do clown coris
É uma espécie ovípara e a fecundação é externa. Provavelmente é hermafrodita ; os maiores espécimes são machos.
Para a reprodução, os peixes se unem em grupos geralmente formados por várias fêmeas e um único macho. Depois que os ovos são postos ao longo do recife, não há cuidado parental.
Alimentação do clown coris
O clown coris alimenta-se também de crustáceos , em particular de anfípodes ( Gammaridea ), isópodes e caranguejos , e equinodermos como as estrelas-do-mar e ouriços-do-mar como Echinometra mathaei.
Estado de conservação
A Lista Vermelha da IUCN classifica esta espécie como “Pouco Preocupante” (LC) porque, embora não seja particularmente comum, é bastante difundida e não há ameaças particulares além da pesca esportiva e pesca ocasional em aquários.
Também é pescado para ser comido, e sua população pode no futuro encontrar situações semelhantes a outros grandes bodiões como Lachnolaimus maximus , Choerodon schoenleinii e Cheilinus undulatus . É bastante comum em aquários públicos.