Ciclídeo livingstone peixe: características, habitat, alimentação e onde encontrar
O ciclídeo livingstone (Nimbochromis livingstonii) é um peixe de água doce da família Cichlidae, endêmico do Lago Malawi, na África.
Este é um peixe muito bonito, que chama atenção para suas cores. Em cativeiro, será necessário um bom espaço para ele nadar e atenção do aquarista aos seus comportamentos territoriais.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, os cuidados deste espécime em aquário são de dificuldade intermediaria. Sendo recomendado para aquaristas que já possuam um pouco de experiencia no hobby.
Características do peixe ciclídeo livingstone
O ciclídeo livingstone chega a medir até 25 cm de comprimento, sendo um peixe robusto e comprimidos lateralmente.
Além disso, chamam atenção por sua coloração azul, amarelo ou prata com manchas contrastantes. Sua nadadeira dorsal pode chegar a apresentar a cor azul também, com uma faixa avermelhado ou alaranjada.
No dimorfismo sexual da espécie, os machos apresentam uma diferença de 5 cm no tamanho em relação as fêmeas. Além disso, os machos apresentam mudanças em sua coloração de acordo com as condições que se apresentam, como no período de reprodução que ficam em tom azul escuro.
Habitat
Este peixe é encontrado no lago Malawi, em áreas com rochas onde preparam para capturar pequenos peixes e também em partes arenosas.
Além disso, ficam em partes rasas ou profundas que possuam muitas plantas.
Alimentação
É um peixe onívoro, que se alimenta em seu habitat natural de pequenos invertebrados, larvas de insetos e também preparam emboscadas para predar pequenos peixes.
Além disso, em aquário pode ser alimentado com alimentos ricos em proteína como por exemplo pellets, krill liofilizado e rações de boa qualidade.
Onde encontrar o peixe ciclídeo livingstone
O ciclídeo livingstone é endêmico do Lago Malawi, localizado na África.