Ciclídeo camaleão: caraterísticas, habitat, reprodução e alimentação
Ciclídeo camaleão ( Australoheros facetus ) é uma especie de peixe marinho da família dos ciclídeos que pertence ao gênero australoheros.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Os leitões vivem em pares por toda a vida. A desova ocorre quando a temperatura da água está em torno de 28-30 °C . 4 Em seguida, a fêmea colocará várias centenas de ovos em um ninho que ela guardará com a ajuda do macho e, após a eclosão, ambos também cuidarão dos filhotes .
Características do ciclídeo camaleão
Ciclídeo camaleão tem um corpo alto e profundamente comprimido que é coberto por grandes escamas. Tem uma boca pequena apontando para cima na qual as mandíbulas não vão além da margem anterior do olho.
Tem uma longa barbatana dorsal que se estende até dois terços do comprimento total do peixe, a barbatana caudal tem uma forma arredondada.
Distingue-se de outras espécies do gênero Australoheros por sua mandíbula inferior mais longa, boca apontando para cima e por ter a menor cobertura de escamas dorsais e o menor número de escamas nas nadadeiras dorsal e anal.
A maioria dos espécimes, 80% dos peixes, possui quatro barras abdominais enquanto estas estão presentes em apenas metade dos indivíduos de seus congêneres .
Eles normalmente atingem 18 centímetros de comprimento, mas os machos foram registrados com 19,5 centímetros, os machos são maiores que as fêmeas com barbatanas maiores.
Habitat do ciclídeo camaleão
É uma espécie subtropical sul-americana , cuja área de distribuição natural vai desde os estados brasileiros de Mato Grosso e Minas Gerais ao sul ao longo de toda a costa atlântica até o sul do Uruguai , cobrindo toda a bacia do Prata .
Os porquinhos vivem em lagos, lagoas, rios e córregos com pouca correnteza ou água estagnada. Eles vivem em águas que podem ter uma ampla gama de temperaturas (de 30 °C no verão a quase zero no inverno), no litoral ultrapassam a foz dos rios graças à sua grande tolerância à salinidade.
Reprodução do ciclídeo camaleão
Os Ciclídeos camaleãos depositam seus ovos em uma pedra ou pedaço de madeira ao ar livre e os ovos e os filhotes são cuidados por ambos os pais por até três semanas, com os ovos eclodindo após 2 a 4 dias.
Nos rios em que foi introduzido na Europa, ele se reproduz quando a temperatura sobe para mais de 28–30 °C. Os pares são formados para a desova e ambos os sexos são territoriais. Na Península Ibérica a reprodução ocorre nos meses de abril a junho.
Alimentação do ciclídeo camaleão
Os Ciclídeos camaleãos são verdadeiros generalistas na alimentação , comendo algas , plantas aquáticas superiores , minhocas , mexilhões , caramujos , insetos e larvas de insetos, camarões , caranguejos e outros peixes .
Uso do ciclídeo camaleão
Em sua área de distribuição natural, são pescados e consumidos porque sua carne é considerada saborosa. É também uma espécie apreciada na pesca desportiva.
É também uma espécie apreciada em aquários , sendo a primeira perca multicolorida importada para ser criada em aquários na Europa, especificamente na França em 1889.