Ciclídeo abelha (Pseudotropheus crabro) é um peixe de água doce que pertence a familia Cichlidae, conhecida como Crabro.
Além disso, esta espécie pode ser encontrada no Malawi, Moçambique e Tanzânia, e os seus habitats naturais são lagos de água doce.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Origem
O peixe ciclídeo abelha é nativo da África especificamente do lago Malawi.
Características do peixe ciclídeo abelha
O ciclídeo abelha atinge cerca de 9,4 cm de comprimento e costumam ser ideais para aquaristas que já possuem uma certa experiência e, principalmente, para os mais avançados no hobby.
Além disso, o ciclídeo Abelha possui um comportamento agressivo, portanto, não é considerado um bom espécime para aquários comunitários.
No entanto, você consegue mantê-los com outros ciclídeos de comportamento semelhante, embora o ideal seja que convivam apenas com outros de sua própria espécie.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de uma variedade enorme de alimentos, desde crustáceos, alevinos de outros peixes, ovas e larvas.
Habitat
O ciclídeo Abelha habita na próximo de rochas, e em regiões ricas em sedimentos e é frequentemente encontrado sobre manchas arenosas e lamacentas entre rochas.
Onde encontrar o peixe ciclídeo Abelha
O ciclídeo Abelha é encontrado do lago Malawi, ocorrendo nas Ilhas Eccles, Recife Ocidental, Chinyankwazi, Chiyamwezi, Maleri, Mbenji, Likoma e Ilhas Chisumulu, Baía de Nkata.
Criação do peixe ciclídeo Abelha em aquário
Aquário mínimo
O ciclídeo Abelha deve ser no mínimo de 100 cm comprimento X 40 cm largura, para manter um harém com um macho e diversas fêmeas considere aquário com pelo menos 100 cm de comprimento, para aquário comunitário mínimo de 150 cm.
Além disso, o aquário para a espécie, assim como para qualquer ciclídeo Mbuna, deverá conter inúmeras rochas formando um paredão rochoso para se refugiarem e demarcarem território.
Alimentação
Esta espécie é Onívoro, é um peixe oportunista se alimentado do que conseguir apanhar, especializado na limpeza de parasitas nos peixes gato.
Reprodução do peixe ciclídeo Abelha
Ovíparo. O acasalamento do ciclídeo abelha ocorre num local escolhido previamente pelo casal e o macho atrai a fêmea num ritual de movimentos.
Além disso, a fêmea depositará os ovos no solo e o macho fertilizará em seguida, e os incubadores bucais, a fêmea guardará os ovos na boca.
No entanto, cerca de 10 dias os ovos eclodem e a fêmea irá protegê-los na sua boca por cerca de duas semanas ou três semanas.
No entanto, no final do período de incubação os alevinos são libertados, completamente formados e autossuficientes para procurarem a sua própria alimentação.