Charoteiro (Seriola rivoliana) é uma especie de peixe da família Carangidae que pertence ao gênero Seriola.
Eles são carnívorose alimentam-se, tanto de dia como de noite, de outros peixes mais pequenos, como iscas , lulas pequenas , polvos , caranguejos e camarões.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
A carne é grossa e densa, como atum, e pode ser facilmente substituída por albacora branco se preparada como sushi .
Características do charoteiro
O charoteiro tem um corpo menos alongado e mais achatado do que a maioria das espécies de macacos . Suas barbatanas dorsal e anal são alongadas e suas bordas externas têm uma forma definida de foice.
Os primeiros raios das partes mais longas da nadadeira dorsal do almaco têm quase o dobro do comprimento dos espinhos dorsais , também diferente de outros xaréus.
Eles atingem um comprimento típico de 90 centímetros , às vezes chegando a 160 centímetros e 59,9 kg. Geralmente, as caudas amarelas de barbatana longa são de cor escura com listras âmbar ou verde-oliva fracas nas laterais.
A parte superior do corpo e as nadadeiras inferiores geralmente são marrom-escuras ou azul-esverdeadas escuras. A barriga é muito mais clara e parece acobreada ou lavanda.
A barra nucal e a maioria das barbatanas são escuras nos adultos. As exceções são as barbatanas pélvicas que são brancas nos lados ventrais.
Habitat do charoteiro
O charoteiro é um peixe tropical e subtropical presente em todos os mares quentes; no Oceano Atlântico oriental e é relativamente frequente ao longo da costa portuguesa .
Uma captura no Mar Mediterrâneo é relatada para a ilha de Lampedusa e não é de excluir que, após a tropicalização deste mar, possa ser encontrada em outro lugar.
Tem um estilo de vida pelágico de profundidade , aproximando-se da costa apenas perto de costas altas , onde a água é muito profunda.
Reprodução do charoteiro
A forma como o charoteiro se reproduzem é por fertilização externa, pois são ovíparos. As ovas dos peixes do gênero Seriola são pelágicas, de coloração cristalina e medem aproximadamente 1,2 mm, sendo esta espécie também de alta taxa reprodutiva.
Alimentação do charoteiro
O charoteiro alimenta-se tanto de dia como de noite, comendo pequenos peixes e lulas.
Comportamento
A resistência incomum do charoteiro torna-o um alvo privilegiado para a pesca esportiva em águas profundas.
Charoteiro está sujeito a parasitas baseados na pele. Eles os removem esfregando a pele áspera dos tubarões que passam. Eles também se esfregam em mergulhadores que passam , porque os confundem com tubarões.