O cavalo-marinho pigmeu (Hippocampus denise) é uma espécie de cavalo-marinho da família Syngnathidae que pode ser encontrada na Indonésia, Malásia, Palau, Ilhas Salomão e Vanuatu.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe ósseo.
Além disso, esta é a menor espécie de cavalo-marinho conhecida, medindo apenas 16 milímetros de comprimento.
O cavalo-marinho-pigmeu é, sem dúvida, uma das espécies mais bem camufladas nos oceanos, pois é muito difícil de detectar. A camuflagem é tão eficaz que a espécie só foi descoberta após testes de laboratório.
Morando a 8.000 quilômetros de distância, este novo cavalo-marinho é o primeiro cavalo-marinho pigmeu observado em todo o Oceano Índico e continente africano.
Espécies
– Cavalo-marinho pigmeu de Bargibant ( Hippocampus bargibanti );
– Cavalo-marinho pigmeu de Denise ( Hippocampus denise );
– Cavalo-marinho pigmeu de Pontoh ( Hippocampus pontohi );
– Cavalo-marinho pigmeu de Severn ( Hippocampus severnsi );
– Cavalo-marinho pigmeu de Satomi ( Hippocampus satomiae );
– Cavalo-marinho pigmeu de Coleman ( Hippocampus colemani );
– Cavalo-marinho pigmeu de coral mole Walea ( Hippocampus waleananus );
– Cavalo -marinho-pigmeu-japonês ( Hippocampus japapigu );
– Cavalo-marinho pigmeu Sodwana ( Hippocampus nalu );
– pigmeu de Manaia ( Cylix tupareomanaia );
Características do cavalo-marinho-pigmeu
O cavalo-marinho pigmeu é pequeno e bem camuflado, é muito difícil ver entre as ervas marinhas, corais moles ou gorgônias (fãs do mar) que habita.
Outras características distintivas do cavalo-marinho pigmeu incluem cabeça e corpo carnudos, focinho muito curto e cauda longa e preênsil.
Com seus focinhos curtos, eles se parecem com filhotes de animais. Os cavalos-marinhos pigmeus têm de 14 a 27 milímetros de comprimento da ponta da cauda até o final do focinho, portanto, sua altura vertical ao nadar é ainda menor.
Um adulto pode crescer até 13 milímetros de comprimento. Os verdadeiros cavalos-marinhos pigmeus têm características morfológicas distintas.
Ao contrário de outros cavalos-marinhos, eles têm uma única abertura branquial na parte de trás da cabeça em vez de duas nas laterais.
Machos e fêmeas diferem por terem aberturas na parte inferior da garupa: as fêmeas têm uma , redondo, poro elevado na ejeção dos ovos, e os machos têm uma fenda frontal e traseira para recebê-los.
Como o resto dos cavalos-marinhos, os machos criam seus filhotes em uma bolsa em sua probóscide.
Alimentação
O cavalo-marinho pigmeu é carnívoro, e se alimenta de pequenos crustáceos, camarões e outros pequenos seres quase invisíveis, conhecidos como plânctons.
Além disso, esta espécie de cavalo marinho quando adultos se alimentam de larvas de outros pequenos peixes.
Habitat
Esta espécie de cavalo marinho habita em recifes de coral em águas agitadas e repletas de rochas, próximo à costa leste da África do Sul,