Cavalo-marinho pigmeu de Bargibant: características, reprodução, comportamento e alimentação
O cavalo-marinho pigmeu de Bargibant ( Hippocampus bargibanti ) é uma espécie de cavalo-marinho da família Syngnathidae que pode ser encontrada na Indonésia, Malásia, Palau, Ilhas Salomão e Vanuatu.
Além disso, esta é a menor espécie de cavalo-marinho conhecida, medindo apenas 16 milímetros de comprimento.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Os seus habitats naturais são os Recifes de coral, o cavalo-marinho pigmeu de Bargibant é, sem dúvida, uma das espécies mais bem camufladas nos oceanos, pois é muito difícil de detectar, a camuflagem é tão eficaz que a espécie só foi descoberta após testes em laboratórios.
Características do cavalo-marinho pigmeu de Bargibant
O cavalo-marinho pigmeu de Bargibant é muito pequeno, tendo tamanho máximo de 1.5 cm, ele é um marrom amarelado e se parece o cavalo-marinho pigmeu, embora seus tubérculos sejam menos distintos.
Geralmente são solitários, mas podem ser encontrados em pequenos grupos em gorgônias, colônias do tipo Acanthogorgra e Annella em profundidades superiores a 70m.
Devido à sua coloração e atratividade, o cavalo-marinho Bargibant está sujeito à captura ilegal de seus exemplares . Por esse motivo, é protegido na Austrália para evitar sua captura ilegal.
Os cavalos-marinhos são um dos animais marinhos mais conhecidos e populares no entanto, não existe apenas uma espécie desses organismos especiais, pouco mais de 140 espécies diferentes foram oficialmente aceitas.
Um dos mais extravagantes devido à sua aparência especial é o cavalo-marinho pigmeu de Bargibant, que possui uma capacidade mimética impressionante.
Reprodução do cavalo-marinho pigmeu de Bargibant
Os cavalos-marinhos pigmeu de Bargibant são animais monogâmicos que escolhem um único parceiro para toda a vida.
Ao contrário de outras espécies do reino animal, o macho é responsável por cuidar dos filhotes antes de nascerem. Em troca, eles têm uma região abdominal exclusiva para incubar seus ovos, que pode até parecer um saco.
Quando chega a época de acasalamento, a fêmea transfere os ovos para o abdômen do macho, onde o macho os fertiliza e começa a eclodir, incubação.
Embora não pareça, esse processo é complexo, pois o pai fornece oxigênio e nutrientes aos ovos por meio de um fluido especial secretado em sua bolsa.
O processo de incubação dura cerca de 15 dias, após os quais os ovos estão prontos, os ovos são liberados na água em um evento semelhante ao parto.
Neste ponto, os jovens são independentes e devem sobreviver por conta própria, pois seus pais não participam de seus cuidados.
Comportamento
Os cavalos-marinhos pigmeu de Bargibant costumam formar grandes grupos escondidos entre a vegetação e os corais aos quais estão associados.
Em geral, eles exibem comportamento calmo e tendem a ignorar outras espécies, conseguindo assim passar despercebidos por seus inimigos.
Alimentação
Assim como outros cavalos-marinhos, esta espécie não possuem mandíbulas e possuem apenas um tipo de focinho tubular com acesso direto a um sistema digestivo básico.
Por esse razão, eles se alimentam apenas de pequenas presas que podem caber facilmente em suas bocas, como anfípodes, copépodes e outros crustáceos.
Fotos do cavalo-marinho pigmeu de Bargibant
Onde encontrar o cavalo-marinho pigmeu de Bargibant
Como outros organismos do gênero, o cavalo-marinho pigmeu de Bargibant se distribui em águas tropicais rasas, especificamente, encontra-se no Oceano Pacífico Indo-Oeste, que abrange as regiões marítimas perto da Indonésia, nas Filipinas. Papua Nova Guiné, Japão, Nova Caledônia e Austrália.