Início » Peixes » Cavalo-marinho-coroado: características, reprodução, alimentação, habitat e conservação

Cavalo-marinho-coroado: características, reprodução, alimentação, habitat e conservação

Caracteristicas do cavalo-marinho-coroado

O cavalo-marinho-coroado (Hippocampus coronatus) é um peixe da família Syngnathidae, que habita em águas do oceano Índico e Pacífico.

cavalo-marinho-coroado
cavalo-marinho-coroado

Além disso, é um peixe tímido e solitário, que se camuflam bem e seu ambiente natural. Eles se alimentam de pequenos crustáceos, como camarões.

É uma espécie que está em risco devido à degradação de seus habitats naturais e a pesca para o uso em aquários.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Características do cavalo-marinho-coroado

Caracteristicas do cavalo-marinho-coroado
Caracteristicas do cavalo-marinho-coroado

O cavalo-marinho-coroado mede aproximadamente 15 cm de comprimento, possuindo uma coroa óssea em sua cabeça que pode ser vista com uma série de espinhos.

Além disso, sua coloração pode variar, com alguns da espécie tendo tons amarelados, alaranjados, marrons ou vermelhos com manchas e listras escuras pelo corpo.

Assim como outros cavalos marinhos ele possui um corpo alongado, com uma boca tubular em forma de canudo, que é usada para capturar alimentos da sua dieta.

Se tratando de dimorfismo sexual, os machos são geralmente menores e mais coloridos que as fêmeas. Além de possuírem uma bolsa incubadora na qual os ovos são depositados pela fêmea e incubados até o nascimento dos filhotes.

Reprodução do cavalo-marinho-coroado 

O cavalo-marinho-coroado tem um sistema de reprodução muito interessante. Como em outras espécies de cavalos marinhos, a reprodução ocorre por meio da transferência de espermatozoides do macho para a fêmea, onde ela fertiliza os seus próprios ovos.

Além disso, o que torna a reprodução desta espécie diferente é que a fêmea é a responsável por depositar seus óvulos na bolsa incubadora do macho.

Isso acontece durante a dança do acasalamento, onde o macho exibe sua bolsa incubadora para fêmea, que deposita os ovos ali.

A incubação dura cerca de 20 dias. Quando os filhotes estão prontos para nascer, a bolsa do macho se contrai e os pequenos cavalos marinhos emergem da bolsa como animais totalmente formados.

Habitat

Habitat do cavalo-marinho-coroado
Habitat do cavalo-marinho-coroado

Essa espécie é encontrada habitando em recifes de coral, prados submarinos de algas e embaixo de rochas em áreas rasas, que tenha uma profundidade de até 20 metros.

Além disso, podem ser encontrados em áreas de água salobra, como estuários e mangues.

Alimentação

O cavalo-marinho-coroado é um animal carnívoro que se alimenta de pequenos crustáceos, como camarões, além de pequenos peixes e outros invertebrados marinhos.

É um caçador oportunista geralmente espera pacientemente por suas presas, usando sua coroa de espinhos para se camuflar com o ambiente e permanecer oculto dos predadores.

Onde encontrar o cavalo-marinho-coroado

Onde encontrar o cavalo-marinho-coroado
Onde encontrar o cavalo-marinho-coroado

A espécie é encontrada em águas rasas do Oceano Índico ocidental, veja a África oriental até o Mar Vermelho e o Golfo Pérsico.

Status de conservação da espécie

O cavalo-marinho-coroado é considerado uma espécie vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Isso significa que a espécie enfrenta um alto risco de extinção em seu ambiente natural.

A principal ameaça para o cavalo-marinho coroado é a perda de habitat, devido à degradação de recifes de coral e mangues, bem como a poluição e a pesca excessiva em suas áreas de ocorrência.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.