Cascudo tigre: origem, características, alimentação, curiosidades e criação em aquário
O cascudo tigre (Peckoltia vittata) é um peixe ornamental de água doce da família Loricariidae conhecido também como Acarí, Pleco, Common Peckoltia.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.
O cascudo tigre é um peixe ornamental de aquário muito dócil e útil, pois removem incansavelmente algas dos cascalhos, plantas, troncos e vidros.
Seu corpo comprido marcado por rajadas marrons e amarelas é o diferencial do Cascudo Tigre.
Origem
O cascudo tigre é um peixe natural da América do Sul, Bacia do Rio Amazonas.
Características do cascudo tigre
O cascudo tigre apresenta em sua cor uma forma vívida quando mantidos em ambiente ideal.
Dessa forma os peixes em situação estressante podem apresentar coloração muito pálida, que é facilmente revertida ao ser transferido para um local com parâmetros e necessidades adequadas à espécie.
Existem muitas variações de cascudos e, todos possuem características comuns.
Por outro lado o cascudo tigre possui um apêndice que se expande e/ou contrai, controlando a entrada e saída de luz. Vale ressaltar que ele tem o dorso revestido por placas ósseas.
Além disso a boca funciona como uma ventosa, permite adesão a pedras, galhos, folhas e inclusive, ao vidro do aquário.
Reprodução do cascudo tigre
A reprodução do cascudo tigre em aquários é muito difícil, e requer muita dedicação do aquarista para recriar um ambiente propício à reprodução dessa espécie.
O ideal é separar o casal em um aquário próprio para a reprodução que não haja outros peixes que possam incomodados.
Alimentação
Os cascudos tigre são onívoro se alimentam de outros peixe e vegetais, portanto, para manter ele saudável complemente sua dieta com rações específicas, alimentos de origem vegetal, um exemplo é a abóbora, pepino, abobrinha, alface, couve, vagem, ervilha, batata e alimentos vivos.
Curiosidades
Vale ressaltar que seu revestimento ósseo o protege de ataques de peixes mais agressivos, dessa forma funciona como uma carapaça, bastante difícil de romper em caso de lutas, sendo assim evitado por predadores.
Os cascudos tigre possuem também um outro sistema de defesa letal, que é acionado apenas em caso de perigo extremo que são os ferrões nas nadadeiras dorsal e anal que se abre na garganta do predador, caso ele seja engolido.
Ameaças
A principal ameaça atual do cascudos tigre é a perda de qualidade de habitat devido a mudança no uso do solo para fins agropecuários
Onde encontrar o cascudos tigre
O cascudos tigre é nativo da América do Sul, encontrado nos rios brasileiros da Amazônia, ficarão muito confortáveis em aguas escuras, também aceitam águas salobras
Criação do peixe cascudo tigre em aquário
Tamanho do aquário
O tamanho mínimo do aquário para um cascudo tigre é de 70 litros.
Parâmetros da água
-pH: 5.0 a 7.0
-Dureza da água: média a mole
-Temperatura: 23ºC a 26ºC
-Expectativa de vida: de 5 a 8 anos
Alimentação em aquário
Por ser um peixe onívoro com tendência a carnivorismo, a alimentação deste peixe em aquário deve ser rações específicas para peixes de fundo e alimentos de origem vegetal.
Comportamentos / Temperamento
O temperamento do cascudo tigre é calmo e pacifico porém possui comportamentos territoriais com os da mesma espécie e semelhantes.
Conformações do aquário
Os cascudos possuem hábitos noturnos e adora se refugiar em tocas e outros locais escuros, para uma melhor adaptação tenha um aquário de tamanho mínimo de 70 litros d’agua.
Tenha em seu aquário cascalhos, pedras, troncos, algas e plantas onde ele possa se refugiar e se sentir mais seguro.