Cascudo Abacaxi peixe: características, reprodução e habitat
O cascudo abacaxi (Pterygoplichthys pardalis) é um peixe da família Loricariidae, conhecido também acari, cascado comum, bode casa velha, bodó e outros.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, está é uma espécie de peixe que pode ser encontrado no Brasil, Peru e outros países. Não é um espécime recomendado para aquaristas iniciantes por canto do tamanho que ele pode atingir.
Características do peixe cascudo abacaxi
É um peixe ornamental, que chega a medir até 50 cm de comprimento e possui uma expectativa de vida de 10 a 15 anos.
O cascudo abacaxi é um peixe onívoro, que se alimenta de matéria vegetal como algas e rações. As melhores fontes de proteínas para alimenta-los são insetos e bloodworms.
Além disso, este é um peixe pacífico, porem pode se tornar territorial com outros peixes próximos que habitem no mesmo aquário. Passando a maior parte do tempo escondido em meio a plantas.
No que se trata de dimorfismo sexual, os machos costumam crescer mais rápido que as fêmeas e elas tendem a ser mais largas também.
Habitat do peixe cascudo abacaxi
O cascudo abacaxi é encontrado na América do Sul, habitando em meio a córregos, lagos e rios. São peixes muito encontrados no Brasil e no Peru.
Além disso, pode ser encontrado em águas estagnadas com baixo oxigênio e córregos de montanhas.
Reprodução do cascudo abacaxi
São feitas covas pelos machos na margem de rios, onde a fêmeas depositam de até 3000 ovos. Depois de depositados, o macho fertiliza os ovos e expulsa a fêmea da toca.
Além disso, o macho ira cuidar dos ovos até que eclodam. É no verão a maior fase de reprodução da espécie.
A reprodução em aquário ocorre sem grandes problemas, desde que tenha sido preparado um ambiente adequado para o casal.