Peixes

Cardeal de Banggai: características, habitat, reprodução e alimentação

Por Jeferson Trajano, em 13/06/2023
habitat do cardeal de banggai

Cardeal de banggai ( Pterapogon kauderni ) é uma especie de peixe da família dos Apogonidae que pertence ao gênero Pterapogon.

Este peixe atraente é popular no comércio de aquários . Está entre os relativamente poucos peixes marinhos criados regularmente em cativeiro, mas um número significativo ainda é capturado na natureza e agora é uma espécie em extinção .

cardeal de banggai

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

O impacto prejudicial dos humanos em seu ambiente e certas doenças fatais ameaçam significativamente os números desta espécie. Doenças de iridovírus são conhecidas por serem uma razão significativa para a mortalidade de peixes.

Características do cardeal de banggai

caracteristicas do cardeal de banggai

O cardeal de banggai cresce até cerca de oito centímetros de comprimento, seu corpo é redondo, suas nadadeiras são estreitas e altas, a cor base é listras verticais cinza escuro e claro.

A espécie recebe esse nome devido às manchas brancas brilhantes e peroladas que facilitam a identificação, a barbatana dorsal anterior é bastante curta e rígida, a posterior longa, com uma projeção curta em forma de flâmula na sua extremidade superior.

As barbatanas peitorais são largas e têm manchas brancas sobre fundo preto, a cauda tem duas pontas e as bordas de suas pontas estreitas e escuras são destacadas por manchas brancas.

Habitat do cardeal de banggai

habitat do cardeal de banggai

Os cardeal de banggai costumam viver perto da erva marinha Enhalus acoroides ou dos ouriços-do-mar Diadema setosum .

Em um estudo, 51% das populações vivem em recifes de corais , 35% em prados de ervas marinhas e 14% em areia aberta ou áreas com fundo de cascalho.

Existe um recife no Estreito de Lembeh onde, além dos ouriços-do-mar, os cardeais perlíferos vivem nas armadilhas de descanso dos corais Catalaphyllia e Heliofungia .

Reprodução do cardeal de banggai

reproducao do cardeal de banggai

Como todos os cardeais, os cardeal de banggai são criadores de boca . O namoro é iniciado pela fêmea nadando constantemente sob a cauda do macho. Isso pode acontecer centenas de vezes em poucas horas.

Uma ninhada consiste de 5 a 40 ovos alaranjados, de 2,5 a 3 milímetros de tamanho, mantidos juntos por filamentos de seu córion. Os machos, que carregam os ovos na boca em uma bolsa de membrana mucosa por cerca de 19 dias,não comem nada durante esse período.

Os peixes jovens não têm fase larval , mas eclodem e desenvolvem-se por mais 6 dias na boca do pai sem metamorfose (o tamanho dos embriões é de cerca de 6 milímetros, quando saem da boca atingem um comprimento de 8 milímetros).

Alimentação do cardeal de banggai

alimentacao do cardeal de banggai

Cardeal de banggai come comida carnuda. Na natureza, sua dieta inclui zooplâncton e pequenas presas, desde vermes de plâncton de 0,1 milímetro de comprimento até pequenos peixes de um centímetro e meio.

Estado de conservação 

A população total do cardeal de Banggai é estimada em 2,4 milhões de indivíduos, está agora em perigo devido à pesca viva para fins aquarísticos, Em 2007, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) os incluiu na Lista Vermelha 2007.

cardeal de banggai
Sair da versão mobile