Caraximbora: características, habitat, reprodução e alimentação
Caraximbora (Caranx latus) é uma especie de peixe marinho da familia dos Carangidae que pertence ao gênero Caranx.
O peixe geralmente é cauteloso com os mergulhadores ; ele se afastará lentamente à medida que os mergulhadores se aproximarem.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do caraximbora
O caraximbora é um peixe grande; pode atingir um comprimento máximo registrado de 101 cm e um peso de 13,4 kg , mas é mais comum em comprimentos inferiores a 60 cm.
O caraximbora tem um corpo semelhante a outros macacos grandes encontrados em toda a sua extensão, com um corpo moderadamente comprimido, alongado e profundo. O perfil dorsal torna-se mais fortemente curvado anteriormente , porém a testa é menos romba que o jack crevalle.
Os olhos são grandes em proporção ao resto da cabeça e cobertos por uma pálpebra adiposa bem desenvolvida , com a extremidade posterior da mandíbula verticalmente abaixo ou além da margem posterior do olho.
A barbatana dorsal está dividida em duas partes, a primeira composta por oito espinhos e a segunda por um espinho seguido por 19 a 22 raios moles . A barbatana anal consiste em dois espinhos destacados anteriormente, seguidos por um espinho e 16 a 18 raios moles.
Os lóbulos das nadadeiras dorsal e anal moles são alongados, e a nadadeira peitoral é falcada e mais longa que o comprimento da cabeça. A linha lateral possui um arco anterior pronunciado e moderadamente longo.
A seção reta contém 32 a 39 escamas muito fortes , com quilhas bilaterais presentes no pedúnculo caudal. O peito está completamente escamado. A mandíbula superior contém uma série de caninos externos fortes com uma faixa interna de dentes menores, enquanto a mandíbula inferior contém uma única fileira de dentes.
A espécie tem 22 a 25 rastros branquiais no total e 24 vértebras estão presentes. Assim como o macaco crevalle, o macaco olho-de-cavalo é conhecido por desenvolver hiperostose em partes de sua estrutura esquelética.
Habitat do caraximbora
O caraximbora é comumente encontrado no oceano Atlântico subtropical , das Bermudas e do norte do Golfo do México e ao sul até o Rio de Janeiro.
No Atlântico oriental, é encontrada desde as Rochas de São Paulo até à Ilha da Ascensão e, raramente, no Golfo da Guiné. É um peixe pelágico . Pode ser encontrado em recifes e plataformas petrolíferas offshore.
Os juvenis podem ser encontrados mais próximos da costa , em fundos arenosos e lamacentos. A espécie pode se aventurar em águas salobras e viver na foz dos rios, mas normalmente é encontrada em água salgada até 140 m de profundidade.
Reprodução do caraximbora
Eles formam grandes agregações de desova perto das Ilhas Cayman. Na costa de Belize, eles desovam em abril-agosto, a uma profundidade de 1-2 m da superfície da água.
Alimentação do caraximbora
O caraximbora é conhecido por se alimentar de peixes menores e de muitos invertebrados , como camarões e caranguejos .
Pesca do caraximbora
Objeto popular de pesca esportiva . O exemplar recorde do trevally de olhos grandes, pesando 14,51 kg, foi capturado em 8 de setembro de 2012 no Golfo do México.