Cangulo-de-vela ( Stephanolepis cirrhifer ) é um espécie de peixe de água salgada que pertence a família Monacanthidae, conhecido filefish de vela e peixe-areia.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, esta espécie de peixe marinho é encontrado no Pacífico ocidental, em uma área que vai do norte do Japão ao Mar da China Oriental, até a Coréia.
O cangulo-de-vela é comestível e vendido comercialmente para fins culinários em muitos países asiáticos.
Características do peixe cangulo-de-vela
O cangulo-de-vela cresce até um comprimento adulto máximo de cerca de 30 centímetros, e a primeira barbatana dorsal é um forte espinho retrátil ou seja ela é dobrável para trás.
Além disso, a segunda barbatana dorsal e a barbatana anal são moles, eles têm barbatanas peitorais comparativamente pequenas e barbatanas caudais truncadas em forma de leque.
As barbatanas dorsal e anal do cangulo-de-vela são incolores, suas segundas barbatanas dorsal, anal e caudal são arredondadas.
Nos machos, 1-3 raios macios da barbatana dorsal estendem-se como filamentos; o primeiro raio tem um fio particularmente longo, os peixes têm um pequeno pico abdominal.
Com relação a suas coloração é marrom claro a bege acinzentado a bege esverdeado claro e são levemente padronizados com listras irregulares e quebradas que variam de marrom médio a preto.
Habitat
O cangulo-de-vela habita em um clima temperado e demersal.
Alimentação
Esta espécie de peixe é um onívoro e pode se alimentar de matéria vegetal ou animal, e a sua dieta inclui algas, mas consiste principalmente em anfípodes como os gammarídeos e o camarão esqueleto, bem como na espécie de ervas marinhas Zostera marina.
Além disso, o peixe também se alimenta de organismos menores, incluindo briozoários e algumas espécies de vermes tubulares serpulídeos.
Onde encontrar o peixe cangulo-de-vela
O cangulo-de-vela é encontrado de Hokkaido ao Mar da China Oriental.