O candiru-cação é um peixe parasita de água doce encontrado no Rio Madeira, em Rondônia, esta espécie de diferentes dos demais candirus isso esses peixes são de famílias diferentes.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, o candiru-cação é comum em águas brancas, mas esse não penetra em corpos de indivíduos vivos, esse se alimenta de peixes que já estão quase mortos, em decomposição ou estado de putrefação.
Por isso essa espécie é tão diferente dos demais candirus hematófagos pois eles alimenta de sangue, penetrando nas vitimas vivas.
Onde encontrar o peixe candiru-cação
O candiru-cação tem a anatomia do corpo preparada para ajudar na sua camuflagem em águas brancas, que são aquelas com presença de sedimentos, comuns do Rio Madeira, em Rondônia.
Além disso, na região próxima a Porto Velho esse tipo de peixe pode ser encontrado com maior facilidade próximo as barragens das hidrelétricas construídas no Madeira.
Habitat
O candiru-cação habita no Rio Madeira em Porto Velho, é considerado um rio de águas barrentas.
Alimentação
Esta espécie de candiru se alimenta de peixes que já estão quase mortos, em decomposição ou estado de putrefação.
Curiosidades do peixe candiru-cação
Um ponto curioso sobre o candiru-cação é sua alimentação, apesar de ser uma espécie de peixe-gato-parasita, ele não é da mesma família dos demais da sua espécie.
Portanto, os seus hábitos alimentares são diferentes por não ser uma hematófagos (se alimenta de sangue) o candiru-cação não penetra em corpos de indivíduos vivos, esse se alimenta de peixes que já estão quase mortos, em decomposição ou estado de putrefação.
Fotos do candiru-cação