O cachorra facão (Rhaphiodon vulpinus) é um peixe de água doce da família Cynodontidae, conhecido também como cigarra, pirá, peixe-cachorro, cachorra gata, biara, peixe-cadela, saranha, cachorrão entre outros.
Além disso, este é um peixe que costuma ser pacífico. Podendo ser mantido em aquário com outros de sua espécie, sendo necessário um bom espaço para comportar os exemplares.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Para a criação deste peixe é necessário um aquário de no mínimo 720 litros para comportar um exemplar da espécie. A decoração deve se assemelhar a seu habitat natural, decorado com raízes e troncos.
Características do peixe cachorra facão
O cachorra facão mede aproximadamente 80 cm de comprimento, com um peso que chega a 2,1 kg. Com um corpo alongado e comprimido lateralmente, com uma grande boca.
Além disso, este peixe apresenta dentes caninos com a mandíbula tendo um par de presas que encaixa no maxilar superior. Tem nadadeiras peitorais longas e uma coloração prateada uniforme.
Habitat
O peixe se encontra habitando em rios de água doce com uma vegetação densa, lagos com mata inundada, em meio a rochas.
Além disso, por conta do seu tamanho, dentro de aquário é necessário um grande espaço para comportar o peixe. E em sua decoração, sendo semelhante a de seu habitat natural.
Alimentação
Este é um peixe piscívoro, isso significa que este espécime se alimenta de outros peixes. Em seu habitat natural, consumindo outros peixes os emboscando em meio a plantação do rio.
Onde encontrar o peixe cachorra facão
O cachorra facão é endêmico da América do Sul, encontrado nas Bacias do Rio Amazonas, Orinoco e Paraná.