Tubarão

Cação-bruxa: características, alimentação, curiosidades e habitat

Por Alan Costa, em 19/07/2023
cacao-bruxa

Cação-bruxa (Notorynchus cepedianus ) é uma espécie de tubarão marinho que pertence a família Hexanchidae, ao contrário da maioria dos seus parentes mais próximos, que costuma habitar águas profundas, o cação-bruxa prefere águas costeiras rasas.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

cacao-bruxa

O cação-bruxa possui sete fendas branquiais, o seu corpo é fusiforme e pode atingir os 3 m de comprimento e a cabeça é larga.

Esta espécie é um insaciável e perspicaz, capaz de comer tudo o que aparecer na sua frente, de carniça a outros tubarões e focas, também pode ser muito agressivo com os nadadores e mergulhadores.

Características do cação-bruxa

características do cacao-bruxa

cação-bruxa possui a coloração cinzenta prateada a acastanhada dorsalmente com pintas escuras, sendo branca ventralmente, tem uma alimentação generalista.

Além disso, esta espécie atingi mais de 3 metros de comprimento e apresenta focinho arredondado, dorso castanho-avermelhado à acinzentado, várias manchas pretas no corpo e nas nadadeiras e ventre claro.

cação-bruxa é um tubarão agressivo quando provocado, porém não é considerado uma ameaça para os seres humanos em águas abertas.

Alimentação 

A alimentação do  cação-bruxa é bastante ampla, ele se alimenta de tubarões, raias e outros peixes, crustáceos, moluscos, focas, polvos e corpos em decomposição.

Habitat

Esta espécie de cação habita nas águas temperadas e tropicais próximo a costa, em baías e estuários, diferente dos demais tubarões da família Hexanchidae.

Fotos do cação-bruxa

cacao-bruxa
cacao-bruxa
cacao-bruxa
cacao-bruxa

Curiosidades

O  cação-bruxa  é constantemente capturado por pescadores costeiros, pois a sua carne é utilizada como fonte de alimento e pela alta taxa de vitamina A do fígado. 

Onde encontrar o cação-bruxa

O cação-bruxa pode ser encontrado em todo o litoral do Rio Grande do Sul, incluindo o Atlântico Sudoeste, sul do Brasil até o norte da Argentina, Atlântico Sudeste, Oceano Índico à África do Sul.

Sair da versão mobile