Cação bico de cristal: características, reprodução, habitat e alimentação
Cação bico de cristal (Galeorhinus galeus) é um tubarão de água salgada que pertence a família dos Triakidae
E uma espécie que Apresenta uma estrutura social com segregações por tempo, tamanho e sexo.
Tem comportamento migratório, que varia de acordo com a região a qual a população reside, mais comumente percorrem centenas de quilômetros.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.
Além disso Tem uma distribuição bem ampla. Ocorre praticamente por toda região costeira do Atlântico Leste
Características do cação bico de cristal
O tamanho e idade máximos do Cação-bico-de-cristal tendem a variar de acordo com qual população se está analisando, há registros de indivíduos de dois metros de comprimento, mas tende a ficar em torno de um metro e meio.
Quanto à idade, do Cação-bico-de-cristal se estima que possam chegar aos 60 anos, mas estas estimativas também podem variar de acordo com a região, tendo-se em algumas regiões idades máximas registradas de 22 e 40 anos.
Além disso tem o corpo comprido e fino, com um focinho também comprido e pontudo, com uma boca larga, tem o dorso e as laterais do corpo acinzentado e o ventre branco, indivíduos jovens apresentam marcas negras nas nadadeiras.
Reprodução do cação-bico-de-cristal
O cação-bico-de-cristal leva tempo para atingir a maturidade sexual, então os machos a atingem aos 8 anos de idade e as fêmeas aos 11 anos.
É um animal ovovivíparo, ou seja, a mãe retém os ovos na cavidade uterina até que eles se desenvolvam e eclodam. Ao nascer, os jovens já têm a mesma aparência dos adultos.
Habitat
O cação-bico-de-cristal costuma viver perto da costa, em águas temperadas dos oceanos, a profundidades entre 40 e 100 m.
É persistente encontrá-los em diversos países como Argentina, México, Brasil, Panamá, Uruguai, Austrália e Islândia.
Eles também são encontrados na África do Sul, Havaí, Nova Zelândia, Espanha e outros. No entanto, é no leste da Venezuela onde sua presença é mais abundante, razão pela qual é muito apreciada neste país.
Alimentação
O cação-bico-de-cristal alimenta-se principalmente de peixes ósseos e moluscos como lulas e polvos.
Distribuição geográfica do cação-bico-de-cristal
Sua distribuição se da praticamente por toda região costeira do Atlântico Leste, incluindo o Mar Mediterrâneo e as águas do Norte da Europa.
No Atlântico, também está presente na Plataforma Sul. Ocorre por toda costa da Nova Zelândia e quase toda costa australiana, com exceção da região Norte.
Ocorre em parte da região costeira da América do Norte e do Sul, mais ausente na região tropical do Oceano Pacífico.