Cabra-riscada (Chelidonichthys lastoviza) é uma espécie de peixe de água salgada da familia Triglidae, conhecido também como bacamarte raiado e bacamarte africano
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Este peixe é encontrado no Oceano Atlântico oriental e no Oceano Índico ocidental, esta espécie é de importância comercial como alimento para peixes.
Subespécies
Existem duas subespécies de peixe cabra-riscada:
– Chelidonichthys lastoviza lastoviza: encontrado no Atlântico oriental ao sul de Angola;
– Chelidonichthys lastoviza africana: encontrado na África Austral.
Características do peixe cabra-riscada
O cabra-riscada tem uma grande cabeça triangular e óssea que carrega muitas cristas e espinhos e com um sulco occipital profundo.
Esta espécie tem duas barbatanas dorsais separadas, a primeira contém entre 9 e 11 espinhos enquanto a segunda barbatana dorsal e a barbatana anal, ambas têm entre 14 e 17 raios de barbatana.
As escamas da linha lateral são aumentadas e possuem pequenos espinhos e a parte superior do corpo é vermelha, marcada com manchas escuras na cabeça e as costas com a parte inferior do corpo mais pálida.
As barbatanas peitorais são acinzentadas marcadas com grandes manchas azuis escuras, com três raios inferiores da barbatana peitoral estão separados do resto da barbatana e a cabeça tem um perfil quase vertical no focinho.
Alimentação
A alimentação do peixe cabra-riscada é composta de pequenos crustáceos.
Habitat
Espécie de peixe habita em fundos arenosos e rochosos, do litoral até uma profundidade de cerca de 150m.
Distribuição geografica
O peixe cabra-riscada é encontrado no Oceano Atlântico oriental, desde o sul da Noruega e Escócia até o Cabo da Boa Esperança e a costa arredondada da África do Sul até o sudoeste do Oceano Índico até o norte de Moçambique.