O boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis) é um mamífero de água doce da família Platanistidae conhecido como boto-vermelho, boto-rosa, boto-malhado, boto-branco, boto, costa-quadrada, cabeça-de-balde ou uiara.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso mamífero.
Além disso, o boto-cor-de-rosa é conhecido pelos moradores da bacia amazônica onde este animal ocorre, é um pequeno golfinho pertencente a ordem dos cetáceos e subordem dos odontocetos.
Em outros países o boto-cor-de-rosa é encontrado, como Colômbia, Equador e Peru, o boto é um golfinho que vive em ambientes fluviais e não anda em ambientes marinhos.
Entre os botos, o boto é o maior, atingindo um comprimento de cerca de 2,55 metros nos machos e um peso corporal de 200 kg.
Com as fêmeas atingindo um comprimento máximo de 2,25 m. corpo e peso corporal de 150 kg.
Essa diferença no tamanho e peso corporal indica que há dimorfismo sexual no tamanho corporal nesta espécie.
O boto-cor-de-rosa têm um corpo muito flexível, pois vivem em ambientes ribeirinhos onde precisam ser ágeis para evitar obstáculos e capturar suas presas.
Além disso, as barbatanas peitorais são grandes e podem realizar movimentos para trás com facilidade, o que ajuda o boto a se mover entre as raízes e os troncos caídos no ambiente em que vive.
Características do boto-cor-de-rosa
O boto-cor-de-rosa é o maior dos botos, com machos atingindo 2,55 metros de comprimento e 185 quilos e fêmeas atingindo 2,15 metros e 150 quilos.
Tem uma estrutura corporal encorpada e robusta, mas é extremamente flexível, as vértebras cervicais não fundidas permitem o movimento da cabeça em todas as direções.
A tribuna é longa e estreita e o chapéu-coco é muito distinto, mas pequeno e flexível e pode ser alterado em forma através do controle muscular.
Os olhos são pequenos mas funcionais e a visibilidade é boa tanto acima como abaixo da linha d’água.
As barbatanas peitorais são grandes e largas, em forma de remo, a barbatana dorsal não é muito proeminente e as barbatanas caudais são triangulares e largas, ele fundiu um terço das mandíbulas.
Reprodução do boto-cor-de-rosa
A época de reprodução coincide com baixos níveis de água, os nascimentos concentram-se no pico das cheias dos rios. A gravidez dura entre 10 e 11 meses.
O bezerro nasce com cerca de 80 centímetros de comprimento, os machos atingem a maturidade sexual com 200 centímetros de comprimento e as fêmeas entre 160 e 175 centímetros, geralmente entre 6 e 7 anos.
Além disso, a lactação dura em média 1 ano e o intervalo entre partos é de 2 a 3 anos.
Comportamento
Normalmente um animal solitário, raramente é visto em grupos de mais de três indivíduos, exceto durante a época de reprodução.
Quando vistos em pares, geralmente são a mãe e o filhote, as migrações sazonais estão relacionadas à migração de escolas e ao ciclo anual da água.
Eles têm uma área de vida, mas nenhum comportamento territorial, eles são nadadores lentos, atingindo velocidades atingindo 2,4 a 5,1 quilômetros por hora, com picos de >22,5 quilômetros por hora e raramente saltam.
Alimentação
O boto-cor-de-rosa se alimenta principalmente de peixes, crustáceos porém, por causa da dentição, consegue segurar e esmagar presas com carapaças, fazendo com que caranguejos e tartarugas entrem na sua dieta.
Ameaças
As ameaças representadas por este golfinho são redes de pesca, caça, poluição e destruição do habitat natural.
Sua carne não é valorizada, mas os homens usam sua gordura para lubrificar lanternas e seus olhos e genitais para feitiços.
Fotos do boto-cor-de-rosa
Onde encontrar o boto-cor-de-rosa
O boto-cor-de-rosa pode ser encontrada no Rio Amazonas, Rio Orinoco, Rio Araguaia, Rio Tocantins