Bótia zebra peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
O bótia zebra (Botia striata) é uma espécie de peixe de água doce da família Botiidae e da ordem Cypriniformes, esta espécie é talvez a melhor escolha de Bótia para um aquário comunitário, devido o seu tamanho adulto e natureza pacífica.
Além disso, o bótia zebra possui o comportamento interessante no qual espécimes mais jovens nadam lado a lado com os mais velhos, imitando todos os seus movimentos.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Os menores podem simular os maiores ao mesmo tempo, com até três ou quatro peixes de cada lado. A razão desse comportamento é desconhecida, mas pode ter algo a ver com grupos de pessoas que permanecem conectados durante as enchentes quando o rio está na maré alta, talvez nadando em “formação” para reduzir o atrito ou realizar outras funções comunicativas.
Características do peixe bótia zebra
O bótia zebra possui o padrão do corpo, consistindo de uma base amarela a dourada com 7-9 listras corporais azuis, verdes, cinza ou pretas, geralmente com listras mais finas e leves entre elas.
Além disso, em alguns indivíduos o padrão de listras podem variar em um processo conhecido como anastomose.
Curiosidades
Curiosamente, algumas observações sugerem que o comportamento dos peixes alfa parece afetar todo o grupo, embora não existam pesquisas científicas sobre o comportamento dos botídeos.
Alguns espécimes são naturalmente mais ousados ou agressivos do que outros, e os alfas são geralmente os maiores espécimes do grupo e geralmente são fêmeas.
Habitat
O bótia zebra habita em córregos nas montanhas, normalmente em substrato constituído por rocha, pedregulhos, pedras, cascalho, areia e serapilheira em ordem decrescente de abundância.
Na vegetação na superfície da água encontrada em alguns trechos dos córregos.
Onde encontrar o peixe bótia zebra
O bótia zebra é encontrado na Ásia, Ghats Ocidental e Maharashtra na Índia.
Criação do peixe bótia zebra em aquário
Aquário mínimo
O tamanho do aquário deve ser no mínimo de 80 cm comprimento X 30 cm largura, com substrato deverá ser arenoso e macio, devendo evitar substratos pontiagudos.
Além disso, as opções de decoração podem ser compostos por rochas lisas de seixo, além de raízes e galhos formando refúgios.
Dica: É importante tampar bem o aquário, eventualmente podem saltar para fora, pois ao contrário de outras Botias de corredeiras que preferem ambiente lótico, esta espécie deve ser mantida em águas mais calmas e bem oxigenadas.
Parâmetros da água
—pH: 6.0 a 8.0;
— Dureza: 5 a 12;
—Temperatura: 23°C a 28°C;
Comportamento e Compatibilidade
O bótia zebra é um peixe pacífico e gregário, formando hierarquias complexas e devem ser mantidas em grupos de pelo menos 5 ou 6 espécimes, preferencialmente 10 ou mais.
Além disso, quando mantidos sozinhos, podem tornar-se retraídos ou agressivos em relação a peixes com formas semelhantes.
Com relação a outros peixes de longas nadadeiras ou de movimentação muito lenta devem ser evitados, é uma espécie tímida que passará a maior parte do tempo escondida e refugiada.
Alimentação em aquário
Esta espécie é onívoro, e a sua dieta natural compreende moluscos aquáticos, insetos, vermes e outros invertebrados, secundariamente matéria vegetal.
Por outro lado, em aquário aceitará prontamente alimentos secos e congelados. pode fornecer alimentos de origem vegetal com alguma frequência.
Reprodução do bótia zebra em aquário
Não existe informações sobre a reprodução do bótia zebra em cativeiro, embora seja reproduzidos comercialmente através do uso de hormônios, infelizmente, essa prática foi levada a um nível diferente nos últimos anos, com vários híbridos aparecendo no mercado.