Bótia-texugo peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
Bótia-texugo (Yasuhikotakia morleti ) é uma espécie de peixe ornamental de água doce que pertence a família Botiidae, conhecido também como botia skunk.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, esta espécie de bótia é encontrada na bacia do rio Mekong na Indochina, bem como nas bacias Chao Phraya e Mae Klong na Tailândia.
O bótia-texugo possui um comportamento interessante no qual espécimes mais jovens nadam lado a lado com os mais velhos, imitando todos os seus movimentos.
Os menores podem simular os maiores simultaneamente com até três ou quatro peixes de cada lado, a razão deste comportamento é desconhecido, mas pode estar relacionado a um grupo que permanece em contato um com o outro quando os rios enchem durante os períodos de inundação, talvez reduzindo o atrito nadando ‘em formação’ ou tendo alguma outra função comunicativa.
Características do peixe bótia-texugo
O bótia-texugo é um peixe que tem o tamanho máximo é de 10 cm, a sua coloração é bege com uma listra na calda e no seu corpo, as fêmeas maduras sexualmente possuem região abdominal mais cheia e redonda, normalmente são mais encorpadas que os machos.
Habitat
O bótia-texugo habita tanto em águas paradas quanto em correntezas, ele é encontrado em fendas de rochas ou escavações sob rochas ou troncos, geralmente em habitats arenosos.
Onde encontrar o peixe bótia-texugo
O bótia-texugo é encontrada na bacia do rio Mekong na Indochina, bem como nas bacias Chao Phraya e Mae Klong na Tailândia.
Criação do peixe bótia-texugo em aquário
Aquário mínimo
O tamanho do aquário deve ser de 100 cm comprimento X 40 cm largura, com substrato arenoso e macio, evite substratos pontiagudos.
Além disso, os opções de decoração podem ser compostos por rochas lisas de seixo, além de raízes e galhos formando refúgios e tampe bem o aquário, eventualmente podem saltar para fora.
Paramentos da água
— pH: 6.0 a 8.0 ;
— Dureza: <10;
— Temperatura: 26°C a 30°C;
Comportamento e compatibilidade
Ele se comporta como a maioria das outras espécies de char, mas compreende a ser um pouco mais agressivo e pode beliscar as nadadeiras de cardumes de barbatanas longas ou lentas.
Eles devem ser mantidos em grupos de pelo menos 5-6 indivíduos, especialmente se mantidos em pequenos números.
A intensidade desta agressão varia de pessoa para pessoa, mas esta espécie só é adequada para grandes aquários comunitários com outros peixes resistentes. Muito tolerante a muitos padrões de água, tem hábito crepuscular.
Alimentação
O bótia-texugo é um peixe Onívoro, sua dieta natural compreende moluscos aquáticos, insetos, vermes e outros invertebrados.
Além disso, em aquário aceitará prontamente alimentos secos e congelados, forneça alimentos de origem vegetal com alguma frequência, assim como alimentos vivos.
Reprodução do bótia-texugo em aquário
O bótia-texugo é um peixe Ovíparo, sua reprodução em cativeiro é obtida através do uso de hormônios, os juvenis possuem uma série de barras verticais escuras nos flancos que desaparecem à medida que atingem a maturidade.