O bótia modesta (Yasuhikotakia modesta ) é um peixe ornamental de água doce da família Botiidae, conhecido também com bótia azul.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O bótia modesta é bastante fácil de ser encontrado em lojas de aquarismo, já que possui forma e coloração muito distintas dos outros peixes.
Porém ele não é um peixe recomendado para iniciantes, pois necessita de excelentes condições de água e também porque possui escamas corporais muito pequenas.
O bótia modesta tem as escamas reduzidas tornam esses animais propensos a doenças e muito sensíveis aos medicamentos utilizados para tratá-las.
Origem
O bótia modesta é um peixe nativo da Ásia especificamente nas Bacias dos rios Mekong, Chao Phraya e Mae Khlong.
Características do peixe bótia modesta
O bótia modesta possui pequenas escamas corporais, ele também possui um espinho eréctil a frente dos olhos e 4 barbilhos em sua sua boca.
Com relações as cores dessa espécie variam de tons de azul até cinza, podendo em alguns casos adquirirem tons mais esverdeados, a cauda e as nadadeiras desse peixe podem ter cor amarela, vermelha ou até mesmo laranja, por isso eles são conhecidos por diferentes nomes.
Alimentação
Esta espécie de peixe é Onívoro, e na natureza, se alimenta de vermes, crustáceos e insetos.
Habitat
O bótia modesta habita em grandes rios com fundos lamacentos e em campos alagados, eles são conhecidos por serem uma espécie migratória, ou seja, durante a estação das chuvas eles desovam em afluentes e pequenos riachos e depois retornam para as águas dos grandes rios.
Onde encontrar o peixe bótia modesta
O bótia modesta é encontrado no Sudeste Asiático nas Bacias Mekong, Chao Phraya e bacia Mae Khlong.
Criação do peixe bótia modesta em aquário
Tamanho do aquário
O aquário para o bótia modesta precisa ter no mínimo 200 litros para um grupo de quatro peixes dessa espécie.
Parâmetros da água
– pH: Manter o pH da água entre 6.0 – 8.0;
– Dureza da Água: 5° – 12° dH;
– Temperatura: Manter entre 26°C – 30°C;
Alimentação em aquário
Em aquário o bótia modesta irão aceitar praticamente tudo o que você puder fornecer, a maioria dos aquaristas fornecem uma ração de fundo de alta qualidade e alimentos vivos e congelados.
No entanto, para manter uma boa dieta para os bótias, forneça uma ração base de alta qualidade todos os dias, alimente-os também com pequenas larvas, artêmias (vivas ou congeladas), tubifex ou dáfnias algumas vezes durante a semana.
Temperamento / Comportamento
A espécie é considerado um peixe muito tímido e tende a ser mais ativo à noite. No entanto, para que sejam mais ativos durante o dia, deverá manter um grupo de pelo menos quatro indivíduos.
Quando mantidos sozinhos, eles podem se tornar furtivos e até agressivos com outros peixes de formato semelhante. Além disso, se você adicionar apenas um par ou três ao tanque, o indivíduo dominante pressionará seu parceiro para que ele pare de comer.
Reprodução / Acasalamento
Ainda não há relatos de reprodução do bótia modesta em aquários domésticos, já que a espécie é considerada uma reprodutora migratória sazonal.
Porém existe a reprodução comercial com a utilização de hormônios para o comércio e venda de peixes ornamentais.