Boga-portuguesa: características, reprodução, alimentação e habitat
A boga-portuguesa (Iberochondrostoma lusitanicum) é uma espécie de peixe de água doce que pertence a família Cyprinidae.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, esta espécie pode ser encontrada em Portugal onde ocorre principalmente nas bacias hidrográficas do norte e centro do país, estando a sua distribuição limitada a sul pela bacia hidrográfica do Sado.
Características do peixe boga-portuguesa
A boga-portuguesa é um peixe que tem uma linha lateral bem visível com escamas numerosas de pequenas dimensões.
Reprodução do peixe boga-portuguesa
Na época de reprodução a boga-portuguesa faz migrações logo no início da Primavera para executar a desova a montante dos cursos de água corrente com pouca profundidade e de fundos de areia e cascalho, onde cada fêmea deposita entre 1.000 e 7.000 ovos.
Além disso, durante a reprodução os machos apresentam minúsculos tubérculos nupciais por todo o corpo.
Alimentação
A alimentação deste peixe consiste em invertebrados, particularmente de moluscos, larvas de insetos e ainda de vegetais, em especial de pequenas algas.
Habitat
A boga-portuguesa vive habitualmente em locais de água com alguma corrente e pode apresentar medidas até um máximo de cerca de 30 centímetros e um peso que normalmente não ultrapassa as 400/500 gramas.
Onde encontrar o peixe boga-portuguesa
A boga-portuguesa é encontrado nas Bacias costeiras do centro e sul, norte do rio Tejo nas ribeiras de Samarra, Cheleiros e Colares, na bacia do Tejo, ocorre nos afluentes do curso inferior.