Bodião papagaio peixe: Características, habitat, alimentação e onde encontrar
O bodião papagaio (Bodianus rufus) é um peixe de água salgada da família Labridae, encontrado no Atlântico Ocidental e Golfo do México.
Além disso, este é um peixe que vive aproximadamente 5 anos. Sendo necessário que o aquarista cuide dos parâmetros de água e também a decoração adequada para o aquário.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do peixe bodião papagaio
O bodião papagaio chega a medir até 40 cm de comprimento, com um corpo comprimido lateralmente, uma boca relativamente grande e olhos expressivos.
Além disso, uma das suas características mais marcantes é a coloração vibrante e variada, que inclui tons de rosa, vermelho, amarelo e laranja.
Com a intensidade de suas cores variando entre os indivíduos da espécie, podendo variar dependendo de fatores que o peixe está exposto, como seu temperamento.
Habitat do bodião papagaio
O bodião papagaio migra por grandes áreas e habita principalmente recifes rochosos e de coral em profundidades de um a 60 metros.
Distribuição geográfica
Oceano Atlântico Ocidental : Encontrado desde as Bermudas e sul da Flórida ( Estados Unidos ) até o sul do Brasil , incluindo o Golfo do México e o Mar do Caribe .
Reprodução do bodião papagaio
O bodião papagaio é um hermafrodita protogínico : cada exemplar é fêmea ao nascer , durante o crescimento, quando atinge aproximadamente 17 cm, muda de sexo em 7 a 10 dias e torna-se macho.
Forma haréns compostos por um único macho e numerosas fêmeas jovens. O acasalamento ocorre após o pôr do sol.
O período larval planctônico é bastante curto e, quando os juvenis atingem 10–12 mm de comprimento, concluem a fase pelágica.
Alimentação
Alimenta-se principalmente de invertebrados de casca dura, como moluscos , crustáceos , ouriços-do-mar , estrelas frágeis e estrelas de penas .
Criação em aquário
Não é muito difundido entre os criadores, mas ainda é uma espécie que se adapta à vida no aquário. É um bodião bastante delicado, mas muito ativo, por vezes agressivo com outros peixes, que devem pertencer a espécies não muito tímidas.
Devido à territorialidade demonstrada, não é possível criar dois machos no mesmo aquário, se não for muito grande, pelo menos 4-500 l, e cheio de esconderijos.
Voraz pode ser alimentado, pelo menos duas vezes ao dia, com alimentos frescos ou congelados (krill, quironomas, Artemia , camarões), mas acaba aceitando também os liofilizados ou desidratados.
Fotos do peixe bodião papagaio