Bodião de natal peixe: características, alimentação e habitat
O Bodião de natal (Thalassoma trilobatum) é um peixe de água salgada que pertence a família Labridae, também conhecido como bodião escada, bodião-natalino e bodião verde.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, o bodião de Natal é uma espécie de peixe com nadadeiras raiadas, é nativo do Oceano Índico e do oeste Oceano Pacífico, ele é de menor importância para a pesca comercial local e pode ser encontrado no comércio de aquários.
Características do peixe bodião de natal
O bodião de natal tem 8 espinhos e 13 raios moles na barbatana dorsal e 3 espinhos e 11 raios moles na barbatana anal.
Além disso, esta espécie normalmente existem 16 raios nas nadadeiras peitorais e 25 escamas na linha lateral, na fase inicial, ou fêmeas, a nadadeira caudal pode ser ligeiramente arredondado ou truncado enquanto nos machos da fase terminal pode ser truncado ou um pouco duplo emarginado.
Por outro lado, as fêmeas são cinza esverdeado a verde pálido na cor do corpo com 5-6 manchas escuras no dorso e um par de listras escuras, nem tão bem definidas no flanco, e a maioria das escamas no corpo de uma mulher tem uma linha vertical escura.
Alimentação
O bodião de natal é uma espécie carnívora que se alimenta de uma variedade de pequenos invertebrados, como caranguejos, moluscos e estrelas quebradiças, com relação a dieta dos peixes mais jovens é principalmente de pequenos invertebrados bentônicos.
Habitat
Esta espécie habita nas margens dos recifes expostos às ondas e nas planícies dos recifes, onde existe uma mistura de corais, algas e ervas marinhas a profundidades entre os 0 e os 10 metros.
Onde encontrar o peixe bodião de Natal
O bodião de natal é encontrado no Pacífico se estende ao norte até as ilhas Ryukyu e ao sul até o norte de Nova Gales do Sul.