Início » Peixes » Bluegill: características, habitat, reprodução e alimentação

Bluegill: características, habitat, reprodução e alimentação

bluegill

Bluegill ( Lepomis macrochirus ) é uma especie de peixe de água doce da familia dos Centrarchidae que pertence ao gênero Lepomis.

As populações de bluegill são notavelmente vulneráveis ​​aos efeitos da pesca e da colheita, particularmente na estrutura do tamanho.

Os machos grandes parecem ser especialmente vulneráveis ​​aos efeitos da pesca devido à sua tendência de guardar os ninhos no centro das colónias.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Características do bluegill

caracteristicas do bluegill
caracteristicas do bluegill

O bluegill se destaca pela mancha preta (a “orelha”) que possui em cada lado da borda posterior das brânquias e base da nadadeira dorsal . Os lados da cabeça e do queixo são geralmente de um tom escuro de azul.

A coloração precisa irá variar devido à presença de cromatóforos controlados neuralmente sob a pele. O peixe geralmente exibe de 5 a 9 barras verticais nas laterais do corpo imediatamente após ser capturado, como parte de sua exibição de ameaça.

Normalmente tem peito e abdômen amarelados, com o peito do macho reprodutor sendo laranja brilhante. O bluegill tem três espinhos anais, dez a 12 raios na nadadeira anal, seis a 13 espinhos na nadadeira dorsal, 11 a 12 raios dorsais e 12 a 13 raios peitorais.

Eles são caracterizados por seus corpos profundos e achatados. Eles têm uma boca terminal , escamas ctenóides e uma linha lateral arqueada para cima anteriormente.

O bluegill normalmente varia em tamanho de cerca de dez a 30 centímetros e atinge um tamanho máximo de pouco mais de 40 centímetros. O maior já capturado pesava 4 libras.

Está mais intimamente relacionado ao peixe-lua manchado de laranja e ao peixe-lua redear , mas difere em um ponto distinto na base da barbatana dorsal macia ou próximo a ela.

Habitat do bluegill

habitat do bluegill
habitat do bluegill

Bluegill são encontrados em lagos e águas rasas do sudeste dos Estados Unidos : a leste das Montanhas Rochosas até as regiões costeiras da Virgínia e da Flórida , ao norte até Minnesota , e ao sul até o Texas e norte do México.

Distribuição geográfica 

O peixe foi posteriormente introduzido na Europa, África do Sul, Ásia e América do Sul, tornando-se uma espécie introduzida e reconhecida como praga na Alemanha e no Japão.

Reprodução do bluegill

reproducao do bluegill
reproducao do bluegill

A época de desova dos bluegill começa no final de maio e se estende até agosto. O pico da época de desova geralmente ocorre em junho em águas de 19 a 27 °C (67 a 80 °F). Os machos chegam primeiro ao local de acasalamento.

Eles farão um leito de desova de 15 a 30 centímetros de diâmetro em águas rasas, agrupando até 50 leitos. Os machos escavam esses canteiros em cascalho ou areia. Os machos tendem a ser muito protetores e afugentam tudo de seus ninhos, especialmente outros bluegills machos.

Alguns bluegills, independentemente do seu pequeno tamanho, atacarão até mesmo os mergulhadores se se aproximarem da borda do ninho. À medida que a fêmea se aproxima, o macho começa a circular e a emitir grunhidos.

O movimento e o som dos machos parecem atrair as fêmeas. As fêmeas são muito exigentes e geralmente escolhem machos com corpos e “orelhas” maiores, tornando o tamanho maior uma característica desejável para os machos.

Se a fêmea entrar no ninho, tanto o macho quanto a fêmea circularão um ao outro, com o macho expressando um comportamento muito agressivo em relação à fêmea.

Alimentação do bluegill

alimentacao do bluegill
alimentacao do bluegill

Alimentam-se principalmente de pequenos insetos aquáticos e pequenos peixes e desempenham um papel fundamental na cadeia alimentar.

Pesca do bluegill

Bluegills são peixes-panela populares , capturados com iscas vivas, como minhocas, grilos, gafanhotos, moscas, peixinhos, vermes ou sapos pequenos, bem como pequenos pedaços de camarão, iscas processadas, pão, milho, outros restos de comida, pequenos crankbaits, fiandeiras, minhocas falsas ou até mesmo um anzol.

Eles mordem principalmente cores vibrantes como laranja, amarelo, verde ou vermelho, principalmente ao amanhecer e ao anoitecer. Eles são conhecidos por procurarem vegetação subaquática para se proteger; sua dieta natural consiste principalmente em grilos, insetos aquáticos, larvas e peixes muito pequenos.

O próprio bluegill também é ocasionalmente usado como isca para espécies de peixes de caça maiores, como o bagre azul , o bagre cabeça-chata e o robalo .

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.