Blenny Lawnmower (Salarias fasciatus) é uma especie de peixe marinho da família dos Blenniidae que pertence ao gênero Salários.
Apesar de ser conhecido como cortador de grama blenny, devido à sua propensão a consumir algas de rochas e vidro, é principalmente um detritívoro , com material vegetal representando apenas 15% de sua dieta.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O blenny Lawnmower de grama é geralmente considerado compatível com a maioria das outras espécies de peixes marinhos e como um grupo com outros blennies cortadores de grama.
Características do blenny Lawnmower
Blenny lawnmower é tipicamente verde-oliva a marrom com barras escuras e um grande número de manchas brancas redondas ou alongadas de tamanhos diferentes.
O blenny lawnmower tem muitas manchas claras, listras escuras que correm anteriormente e várias faixas escuras, é um peixe pequeno, que atinge um comprimento máximo de 14 centímetros.
Não possui entalhe na nadadeira dorsal, as barbatanas dorsal e anal estão ligadas à base da barbatana caudal por uma membrana de pele, os machos adultos têm raios anteriores alongados na nadadeira anal.
Geralmente há linhas longitudinais escuras na parte frontal do corpo e pequenas manchas azuis brilhantes com contornos escuros ao longo da parte traseira do corpo.
Habitat do blenny Lawnmower
É um peixe marinho de clima tropical e associado a recifes de coral que vive entre os 0-8 m de profundidade.
Habita encostas e lagoas ensolaradas ou recifes exteriores. Também em zonas de maré e zonas de coral misto, com substratos arenosos e rochosos.
Reprodução do blenny Lawnmower
O blenny lawnmower é ovíparo, os ovos são demersais e adesivos.
Alimentação do blenny lawnmower
O blenny lawnmower é onívoro, embora sua dieta principal consista em extrair algas de rochas e corais.
Criação em aquário
Devido à sua necessidade vegetal, as Salarias são altamente valorizadas como controladoras de pragas de algas em aquários, estas algas são muito apreciadas na sua fase inicial, no entanto o mesmo não acontece com as algas filamentosas já desenvolvidas.
Ele também come cianobactérias e lodo, isso significa que o aquário deve ter “rocha viva” suficiente para poder fornecer seu alimento principal, as algas.
No entanto, aceita tanto a artemia quanto a mise, não apresentando problemas de alimentação, é relatado que em aquários pequenos ou com pouca rocha, pequenos espécimes freqüentemente morrem de fome.