Betta pavão (Betta macrostoma) é um peixe de água doce da família Osphronemidae e da ordem Anabantiformes conhecido como brunei beauty.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, o betta pavão nativa da Ásia, endêmica de Borneu, é encontrada em Brunei Indonésia e Malásia.
Machos dessa espécie são mais coloridos, exibindo coloração vermelho alaranjado com contrastes de preto na cabeça e cauda e as fêmeas apresentam poucas cores, sendo comum o marrom prateado.
Características do peixe betta pavão
O betta pavão é diferente dos outros Bettas por possuir um ilhó na nadadeira dorsal, corpo avermelhado e nadadeira caudal com faixas transversais pretas e vermelhas.
Esta espécie pode respirar o ar atmosférico graças a órgãos chamados labirintos, esse órgão é formado por uma modificação no primeiro arco branquial, que é altamente vascularizado e ricamente profundido por vasos sanguíneos, permitindo que o ar passe muito próximo à corrente sanguínea e permitindo a troca de oxigênio com o sangue por difusão.
A estrutura do órgão varia de espécie para espécie e tende a ser mais desenvolvida em espécimes que vivem em um ambiente com pouco oxigênio.
Por causa disso, os bettas podem viver em águas com pouco oxigênio, mas não poluídas. É uma espécie considerada ameaçada devido à ameaça de degradação do habitat, onde a maior parte é normalmente convertida em terras agrícolas.
Reprodução do peixe betta pavão
Ovípara. A maturidade sexual ocorre aos 6 meses. O ritual de acasalamento começa com o macho envolvendo o corpo da fêmea, que, sob pressão, libera os ovos, que são fertilizados pelo macho.
Após a dupla coletar os ovos, o macho assume a guarda da dupla e guarda os ovos em sua boca (incubadora bucal). A incubação dura entre 25 e 35 dias se liberada em pequenos grupos quando nadando livremente.
Alimentação
O peixe betta pavão é Onívoro, em seu ambiente natural alimenta-se de insetos e outros pequenos invertebrados.
Habitat
O peixe betta pavão habitat em águas rasas, próximo a poças em pequenos riachos, substrato normalmente argiloso, ele também ocorre em cachoeiras de águas claras e rápidas, ocupando pequenas piscinas lênticas em seus afluentes.
Onde encontrar peixe betta pavão
O peixe betta pavão é encontrado na Ásia, endêmico de Bornéu, encontrado em Brunei, Indonésia e Malásia.
Criação do peixe betta pavão no aquário
Manutenção em aquário
Aquário com dimensões mínimas de 40cm x 30cm x 30cm (36 litros) obrigatório, o aquário deve ter vegetação densa, raízes e galhos formando manchas escuras muito apreciadas pela espécie.
A presença de plantas que atinjam a superfície do aquário é desejável, pois passam a maior parte do tempo descansando sob folhas ou outras decorações adicionadas para esse fim. Iluminação moderada preferida.
Espécie extremamente agressiva entre machos da mesma espécie, mas pacífica com outras espécies de peixes.
Pode ser mantido sozinho ou em aquário comunitário desde que este último não contenha peixes rápidos, agressivos ou mordiscos.
Parâmetros da água
• água doce;
• Clima: tropical; 24°C – 28°C;
• pH: 4.6 – 6.0;
• Dureza: < 10;
Alimentação
Em cativeiro o betta pavão normalmente aceitam alimentos secos, porém deve-se fornecer pequenos alimentos vivos ou congelados.
Além disso, ele não alimentá-los excessivamente, são extremamente propensos a obesidade e evite fornecer rações de má qualidade, especificamente as de bolinhas, podendo causar doenças digestórias no peixe.