Barbo Cereja: características, reprodução, habitat e alimentação
Barbo Cereja (Puntius titteya) é um peixe tropical de água doce pertencente à família Cyprinidae é endêmica no Sri Lanka .
Sua populações introduzidas se estabeleceram no México e na Colômbia . A farpa de cereja foi nomeada Puntius titteya por Paules Edward Pieris Deraniyagala em 1929. Os sinônimos incluem Barbus titteya e Capoeta titteya .
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
A espécie é comercialmente importante no comércio de aquários e cultivada em maior número, mas continua ameaçada pela coleta excessiva e perda de habitat.
Características do barbo cereja
O barbo cereja é um pequeno peixe alongado com um corpo relativamente comprimido. Atinge 5 cm de comprimento. A fêmea é fulva na parte superior com um leve brilho esverdeado.
Seus lados e barriga têm reflexos prateados brilhantes. Pode ter um tom rosado nas costas e nos lados superiores. Uma faixa horizontal se estende da ponta do focinho através do olho até a base da nadadeira caudal .
O macho tem uma cor avermelhada, tornando-se vermelho muito escuro durante a reprodução, e um corpo mais esguio. As fêmeas têm duas listras de cor rosada nas laterais, também ficando mais escuras quando estão prontas para procriar.
Habitat do barbo cereja
O habitat natural do barbo cereja é um corpo de água muito sombreado, raso e calmo. Seu substrato nativo é siltoso com cobertura foliar .
Ele vem de um clima tropical e prefere água com pH de 6 a 8, dureza da água ( dH ) de 5 a 19 e uma faixa de temperatura de 73 ° F a 81 ° F (23 ° C a 27 ° C).
Reprodução do barbo cereja
Para reproduzi-los em aquários, deve-se preparar um aquário de 40 litros abundantemente plantado onde será colocado um casal.
A fêmea deposita cerca de 200 ovos distribuídos principalmente entre as folhas das plantas, após o que os pais devem ser retirados.
Os ovos eclodem após entre 24 e 48 horas, 48 horas após a eclosão os alevinos já estão nadando livremente, podendo alimentá-los com artemia nauptilus.
Alimentação do barbo cereja
O barbo cereja são omnívoros embora não desdenhem os alimentos vegetais, pelo que se deve acrescentar alguma spirulina à dieta típica; flocos, pellets, congelados e alimentos vivos.
Criação em aquário do barbo cereja
O aquário deve ser plantado abundantemente, pois em liberdade vivem em rios com vegetação abundante. Sem serem cardumes, devem ser mantidos em grupos. O mínimo seria um aquário de 40 litros para 4 ou 5 indivíduos.
Parâmetros da água;
-pH: 6,0 a 7,6,
-GH: 5 a 15,
-Temperatura: 22 a 28°C,
-NO2: 0mg/l,
-NO3: <20mg/l,