Barbado-branco peixe: características, reprodução, alimentação e habitat
Barbado-branco (Pinirampus pirinampu ) é uma espécie de peixe sul-americano de água doce que pertence a família Pimelodidae e a ordem Siluriformes, conhecido também como Pirinampu e peixe-gato de bigode chato.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Esta espécie habita o fundo dos rios, além de ser bastante apreciada a sua carne saborosa e o peixe possui o comportamento de combate, e muitos pescadores gostam de pescar a espécie.
Características do peixe barbado-branco
O Barbado-branco é um peixe de couro e possui a boca pequena e barbilhões sensoriais achatados, uma das suas características mais marcantes são os barbilhões longos e achatados, daí o nome vulgar.
Este peixe também possui a nadadeira longa adiposa, que começa logo após a nadadeira dorsal, com relação a coloração é cinza a castanho no dorso e flancos, e vai clareando na região ventral.
Porém quando este peixe é retirado da água, ele pode apresentar uma coloração esverdeada no dorso.
Reprodução do peixe barbado-branco
Esta espécie de peixe é Ovíparo, ele atingem maturidade com cerca de 40 cm, o barbado-branco é um peixe migratório que se reúnem em grupos na estação seca para nadar rio acima, para se reproduzem no início da estação chuvosa em fevereiro.
Logo após a desova, os peixes adultos e juvenis derivam a jusante, atingindo áreas inundadas ou reservatórios usados para crescimento e abrigo contra predadores.
Alimentação
Piscívoro, e a sua alimentação consiste em pequenos peixes, camarões de água-doce e pequenos anfíbios, entre os peixes comuns em sua dieta inclui sarapós, bagres menores como mandis.
Habitat
O barbado-branco habita no fundo dos leitos de rios de médio e grande porte, geralmente com águas escuras e barrentas.
Onde encontrar o peixe barbado-branco
O barbado-branco é um peixe que pode ser encontrado na América do Sul, bacias dos rios Amazonas, Orinoco, Bacia do Paraná e São Francisco, nos estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rondônia, São Paulo e Tocantins.