Baleia-sei: características, reprodução, hábitos, alimentação e habitat
A baleia-sei (Balaenoptera borealis) é um mamífero aquático que pertence a família Balaenopteridae, conhecido como baleia-boreal, baleia-glacial, baleia-espadarte ou baleia-sardinheira é considerada a terceira maior baleia, depois da baleia-azul e à baleia-fin.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso mamífero.
Além disso, esta espécie de baleia esta presente em quase todos os oceanos do mundo, preferindo viver e viajar em águas não polares e não tropicais.
Ela também quase ficou em extinção, devido à caça excessiva, atualmente é considerada em risco, apesar de pouco se saber sobre seu status de conservação no Brasil.
A baleia-sei migra em águas frias ate as subpolares no Verão até águas temperadas e subtropicais no Inverno, apesar de na maioria das áreas as rotas exatas de migração não serem bem conhecidas.
Características da baleia-sei
A baleia-sei possui o corpo de uma cor cinzo escuro férrea com marcas irregulares cinzentas a brancas na superfície ventral.
Esta espécie possui uma série de 32 a 60 sulcos ao longo da parte inferior do corpo que permitem que a zona da garganta se expanda muito durante a alimentação.
Com relação ao focinho é pontiagudo e as barbatanas peitorais são relativamente pequenas em relação a outras baleias, com um comprimento de apenas 9 a 10% do total do corpo e pontiagudas nas pontas.
Além disso, ele possui apenas uma crista que se estende da ponta do focinho até aos pares de espiráculos.
Já a sua pele é marcada frequentemente por buracos ou feridas, que depois de saradas tornam-se em cicatrizes brancas.
Reprodução da baleia-sei
O acasalamento ocorre no inverno em zonas temperadas e subtropicais, e o período de gestação é estimado em 10 meses e 3/4, 11 meses e 1/4 ou um ano[32] dependendo do modelo de crescimento fetal utilizado torna-se.
As diferenças na duração da gestação se devem ao fato de que a gestação das baleias não pode ser totalmente observada.
A maioria dos dados sobre a reprodução do místico vem de animais mortos por baleeiros comerciais e fornece apenas uma visão geral do crescimento fetal.
Os pesquisadores então tentam extrapolar as datas de nascimento com base nas medidas e características físicas do feto e sua comparação com baleias recém-nascidas.
Hábitos
Além disso, a baleia-sei geralmente visualizada em grupos de 2 à 58 indivíduos, podendo conviver em grupos de outros mamíferos marinhos como Baleias minke e golfinhos.
Alimentação
Esta espécie de baleia se alimenta de em krill, lulas e pequenos peixes.
Habitat
A baleia-sei habita em águas oceânicas, em alto mar.
Onde encontrar a baleia-sei
A baleia-sei pode ser encontrada em zonas especialmente produtivas, em águas tropicais e temperadas quentes de todo o mundo.