O baiacu-mirim (Sphoeroides testudineus) é uma espécie de peixe de agua salgada que pertence a família Tetraodontidae, conhecido popularmente de baiacu-xadrez.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O baiacu-mirim são nomeados por sua capacidade de inchar ao engolir água ou ar quando ameaçados, ele possui nadadeira dorsal espinhosa, escamas ausentes ou reduzidas, além disso, eles são bastante comum na baia de Guanabara e não dá problemas em cativeiro.
Origem
O baiacu-mirim é uma espécie nativa do Oeste do Atlântico, Pacífico tropical e Brasil.
Características do peixe baiacu-mirim
O baiacu-mirim é um peixe que não possui nadadeira dorsal espinhosa, e não tem escamas ou são reduzidas, ele possui a cor castanho claro a amarelado com uma rede poligonal ou quadrada de linhas centradas em um padrão de olho de boi no meio das costas na frente da barbatana dorsal.
Em relação as linhas vão do cinza escuro ao oliva, com pequenas manchas marrons escuras nas bochechas e nos lados inferiores, e o abdome é esbranquiçado e sem marcas.
Alimentação
Esta espécie de baiacu se alimentam de pequenas conchas, estrela do mar, vermes e outros invertebrados, quando no aquário, aceitam a alimentação congelada, seca ou flocada.
Curiosidades sobre o baiacu-mirim
O baiacu-mirim têm quatro placas dentadas dispostas em quadrantes, com dois dentes na parte inferior e dois na parte superior.
Além disso, esses dentes formam um bico forte e pesado capaz de quebrar presas duras, como moluscos e crustáceos, bem como sipunculídeos, tunicados, ervas marinhas e detritos.
Habitat
Esta espécie de baiacu é comum em baías, tapetes de ervas marinhas, riachos de maré, manguezais e em áreas de água doce.
Onde encontrar o peixe baiacu-mirim
Baiacu-mirim pode ser encontrado no Caribe, Bahamas, Flórida e Golfo do México.
Fotos do baiacu-mirim