Baiacu arara peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e tipos de iscas
O baiacu arara (Lagocephalus laevigatus) é um peixe de água salgada da família Tetraodontidae nativo do Atlântico ocidental e na costa africana, da Mauritânia à Namíbia.
Esta espécie de baiacu chega a atingir cerca de 60 cm de comprimento, este peixe possui quatro dentes, e os adultos têm hábitos pelágicos.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O baiacu arara vivem em regiões costeiras, de baixa profundidade e em estuários, preferindo substratos com areia e lama.
Características do peixe baiacu arara
O baiacu arara possui a coloração do dorso é variável, indo do verde-amarelado ao azul-acinzentado a boca é pequena e em posição terminal e os maxilares têm a placa dental dividida ao meio.
Além disso, a grande característica comportamental do baiacu é quando ele percebe uma ameaça começa a ingerir água ou ar e aumenta seu volume corporal, o que dificulta a ação de peixes maiores, além de alguns possuírem espinho o que impossibilita o predador maior de engoli-lo.
Assim como outros baiacus da sua família, são altamente tóxicos e venenosos principalmente a pele e as vísceras, ainda que a sua carne seja particularmente delicada.
Alimentação
A alimentação do baiacu arara consiste em peixes e camarões.
Hábitos
Este baiacu tem hábitos pelágicos em pequenos grupos solitários, quando perturbados, absorvem água mantida sob pressão no estômago ou em uma invaginação deste por dois esfíncteres.
Como coração e piloro, ou por um esfíncter da própria invaginação, tornando-os globulares.
Quando expostos ao ar, esses peixes também podem inchar e, ao retornar à água, a deflação é incentivada pela ação combinada dos esfíncteres e dos músculos abdominais.
Curiosidades
Apesar de ser considerado o segundo peixe vertebrado mais venenoso do mundo, podendo liberar Tetrodoxina (uma neurotoxina 1.200 vezes mais mortal que o cianeto).
O baiacu arara continua sendo consumido, a carne desse tipo de peixe é bastante apreciada por não apresentar gordura, não ter espinhas e ser muito saborosa.
Além disso, em alguns baiacus o veneno encontra-se no fígado, baço, vesícula biliar, nas gônadas e na pele, uma pessoa vítima do veneno apresenta vários sintomas.
Habitat
O baiacu arara habita áreas costeiras sobre fundos de areia ou lama e estuários, em profundidades entre 10 e 180 metros.
Onde encontrar o peixe baiacu arara
Esta espécie de baiacu pode ser encontrado em mares tropicais e temperados em praticamente todo mundo.
Dicas para pesca do peixe baiacu arara
O baiacu arara é um peixe muito comum no Brasil, ele é pescado com certa facilidade e constância por pescadores amadores, principalmente na pesca de praia.
Local
O local mais fácil de encontrar o baiacu arara é justamente na praia, ou em pedras próximas à costa, caso vá pescar embarcado, procure em regiões não muito distantes do litoral.
Chicote
Utilize um chicote de 20 a 30 centímetros é suficiente para a boca do animal, o mais importante é que a parte que fica em contato com os dentes esteja revestida.
Pescaria sensacional do canal do Pescador Solitário
Tipos de iscas para a pesca de baiacu arara
Algumas das opções de iscas são as naturais como camarão, filé de peixes e pequenos peixes vivos.
No entanto, a isca favorita dos pescadores de baiacu é a de peito de frango, basta cortar um pedacinho pequeno e prender ao anzol com elastricot para atrair a fisgada do peixe.
Anzóis
Os tipos de anzóis ideais para a captura do baiacu arara são os médios e grandes, boas indicações são os modelos maruseigo 16 – 22, mini shiner hook 1 e o yamajin 1/0 – 2/0.
Por fim, use um molinete de ação média também é suficiente, e o mais importante é que ele tenha capacidade para toda a linha.
Baiacu arara na culinária
O baiacu arara é uma iguaria japonesa muito apreciada, mas muito perigosa, no entanto, para saber prepará-lo é preciso treinamento e um certificado no Japão, pois mesmo pequenas quantidades podem ser fatais.
Como fazer filé de baiacu arara
Como limpar o baiacu arara